Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 24° C
22° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 24° C
24° C
  • Wednesday 31° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 25° C
Início do ano letivo das escolas das Caldas

Número de alunos estrangeiros aumentou  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O novo ano letivo vai iniciar-se entre 12 e 16 de setembro nos diferentes agrupamentos escolares e outros estabelecimentos de ensino das Caldas da Rainha. São mais de oito mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário.
O início do novo ano letivo será entre 12 e 16 de setembro

Início do ano letivo das escolas das Caldas

O novo ano letivo vai iniciar-se entre 12 e 16 de setembro nos diferentes agrupamentos escolares e outros estabelecimentos de ensino das Caldas da Rainha. São mais de oito mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário.

AERP

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), que inicia as receções aos alunos nos dias 12 e 13 de setembro, regista um aumento do número de alunos chegando aos 2832.

No pré-escolar são 265. O 1.º ciclo regista 714 estudantes, o 2.º ciclo tem 482 alunos, o 3.º ciclo tem inscritos 826 alunos, o secundário são 480 estudantes e o profissional vai receber 65 jovens.

No ensino secundário têm como oferta todos os cursos científico-humanísticos, ou seja, Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Artes Visuais e Ciências Socioeconómicas, e o Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

O número de alunos estrangeiros atinge aproximadamente 20%, ou seja, cerca de 600 alunos distribuídos por 41 nacionalidades. Destaca-se o Brasil com 321 alunos, Angola com 73 alunos e Ucrânia com 37 alunos.

O AERP tem ao serviço cerca de 270 docentes e tem todos os lugares preenchidos. Contudo, segundo o diretor, João Silva, falta “agora substituir os docentes que se encontram de baixa médica. São estes horários de duração temporária que costumam ser mais difíceis de preencher”.

O responsável destacou que irão dar continuidade a “iniciativas que se tornaram uma referência no AERP, nomeadamente o “Caminhamos Juntos”, na primeira semana de aulas, que funciona como um “icebreaker” e fortalece as relações de grupo, e as Jornadas Pedagógicas, no CCC, e que terão como temática “as vozes de uma escola”.

O “Juntos conseguimos…Dias diferentes” e o “Happening Raul Proença” continuarão a agregar a comunidade educativa e a proporcionar experiências únicas”, adiantou.

Realçou a candidatura bem-sucedida ao Centro Tecnológico Especializado de Informática, que representa um investimento de 1.100.000 euros e que irá contribuir para a instalação de equipamentos de topo para o Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

“Continuamos a melhorar as condições físicas da Escola Básica de Santo Onofre (EBI), onde este ano se destaca a pintura exterior do Pavilhão Desportivo e a melhoria do espaço envolvente do parque infantil”, referiu o diretor, que deseja a toda a comunidade educativa “um excelente ano letivo”.

AERBP

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) dá início ao ano letivo a 13 de setembro com a receção aos alunos nos respetivos estabelecimentos durante a manhã. No dia 16 de setembro começam todas as atividades letivas.

A nível da colocação de professores, o diretor do AERBP, Jorge Pina, informou que sendo este um ano de concurso, logo de elevadas movimentações, o AERBP “vê os seus quadros reforçados com um conjunto de novos docentes, podendo afirmar que inicia o ano letivo com os seus quadros completos”.

O AERBP, neste arranque de ano letivo 2024/2025, inicia as suas atividades a 13 de setembro com 151 crianças na Educação Pré-Escolar, distribuídas por 8 grupos; 293 alunos no 1.º ciclo do ensino básico, distribuídos por 17 turmas; 59 alunos no 2.º ciclo do ensino básico, distribuídos por 4 turmas; 286 alunos no 3.º ciclo do ensino básico, distribuídos por 13 turmas: 628 alunos no ensino secundário cientifico-humanístico, distribuídos por 25 turmas: 378 alunos no ensino secundário profissional, distribuídos por 15 turmas: 5 turmas de Português Língua de Acolhimento (PLA), no total de 87 alunos, e 3 turmas de Educação e Formação de Adultos (EFA), no total de 42 alunos.

No total global de 8 grupos com 151 crianças e 82 turmas com 1773 alunos, perfazem 1924 alunos.

Além das ofertas referidas, através do seu Centro Qualifica, o AERBP proporciona os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), com a oportunidade de os adultos poderem ver reconhecidas as competências adquiridas ao longo da vida.

Segundo o diretor do AERBP, de igual modo, “através dos Projetos Locais Promotores de Qualificação, proporciona-se a qualificação a adultos portadores de baixas qualificações, contribuindo assim e de forma significativa para o aumento das qualificações académicas e da literacia das populações do concelho de Caldas da Rainha e concelhos limítrofes”.

Ainda como oferta diferenciadora, o AERBP tem, na sua escola sede, a oferta de UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. “É uma das 25 Escolas UAARE a nível nacional, proporcionando apoio especializado e diferenciado a alunos de alto rendimento desportivo, englobados em seleções nacionais ou de reconhecido e elevado potencial desportivo”, contou o responsável.

Este ano letivo, o AERBP tem na sua população docente 32 nacionalidades, sendo que 87,58% são de nacionalidade portuguesa e 12,42% de nacionalidade estrangeira, e 33 naturalidades, com 85,85% dos alunos a terem naturalidade portuguesa e 14,15% naturalidade estrangeira.

“O AERBP, continuando a ter como principal objetivo o sucesso e bem-estar dos seus alunos, aposta, mais uma vez, em projetos de inovação pedagógica, inovadores e diferenciadores, e que possam ir ao encontro das necessidades identificadas como necessárias para dar resposta às principais lacunas identificadas nos alunos, principalmente ao nível das áreas da STEM, como seja o Projeto ‘Cientificamente Divertido’, ao nível da educação Pré-Escolar e 1.º ciclo e da literacia da leitura, com o projeto ‘Foco-Leitura e escrita’, ano nível do 1.º ciclo e ensino secundário”, referiu o responsável.

O diretor deseja a todos “um ótimo ano letivo”.

D. João II

O Agrupamento Escolas D. João II vai iniciar o ano letivo a 12 de setembro com a receção aos alunos do pré-escolar e do primeiro ano e no dia 13 de setembro aos restantes anos do 1.º Ciclo e 2.º Ciclo e ainda 3.º Ciclo.

Tem cerca de 180 professores e segundo o diretor do Agrupamento, Jorge Graça, vão começar o novo ano letivo “com os docentes todos colocados”.

Integra um total de 2100 alunos e tem como nova disciplina (oferta complementar) Inteligência Artificial.

Jorge Graça reforçou o seu compromisso em “continuar a promover o desenvolvimento de aptidões e conhecimentos para uma utilização mais eficaz das tecnologias digitais”. Desejou à comunidade educativa “um excelente ano letivo”.

Colégio Rainha D. Leonor

As aulas no Colégio Rainha D. Leonor iniciam-se a 12 de setembro para os mais novos e dia 13 a partir do 5.º ano.

Na creche e pré tem 157 crianças e no 1.º ciclo são 151 alunos. No 2.º ciclo estão registados 121 estudantes e o 3.º ciclo tem 110 alunos. Na ES / CCH são 40 alunos e 224 jovens vão frequentar os cursos profissionais. No total são 65 professores.

ETEO

O novo ano letivo na Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) tem início no dia 16 de setembro para os alunos das turmas de 1º ano, com o módulo integrador. No dia 18 de setembro iniciam-se as atividades letivas para as turmas dos 2º e 3º anos. Tem cerca de 65 professores e 360 alunos.

Serão ministrados os seguintes Cursos Profissionais de Nível 4: Curso Profissional de Animador/a Sociocultural; Curso Profissional de Técnico/a Auxiliar de Saúde; Curso Profissional de Técnico/a de Audiovisuais; Curso Profissional de Técnico/a de Design de Comunicação Gráfica; Curso Profissional de Técnico de Gestão; Curso Profissional de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar; Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia; Curso Profissional de Técnico/a de Segurança no Trabalho; Curso Profissional de Técnico/a de Serviços Jurídicos; Curso Profissional de Técnico/a de Termalismo; Curso Profissional de Técnico de Turismo; Curso Profissional de Técnico/a Instalador/a de Sistemas Térmicos de Energias Renováveis; Curso Profissional de Técnico/a de Informática e Sistemas; Curso Profissional de Técnico/a Instalador/a de Sistemas Solares Fotovoltaicos.

Segundo Ana Margarida Bento, coordenadora da direção pedagógica, este ano letivo “já temos todos os professores colocados”.

No desenvolvimento do projeto educativo, a ETEO “procura promover o sucesso escolar e profissional dos nossos alunos, obtendo-se rácios elevados no que respeita aos indicadores de realização e de resultado”.

EHTO

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) conta este ano com 60 novos estudantes de nível V (pós-décimo segundo ano).

A aula inaugural do ano letivo, com o tema “Turismo e Paz”, vai decorrer a 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, que marca o arranque oficial do ano letivo 2024/2025.  A EHTO vai começar este ano letivo com 240 alunos. A grande maioria dos formandos é oriunda dos concelhos do Oeste, mas a escola recebe estudantes de todo o país e também alunos internacionais. Daniel Pinto disse que a procura de alunos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) pelas escolas de turismo em Portugal tem vindo a crescer. Os alunos internacionais representam 30% do número de alunos na EHTO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fumo intenso e cheiro a queimado assustam população das Caldas

Face ao intenso cheiro a queimado e fumo na zona das Caldas da Rainha na passada segunda-feira, a Proteção Civil local emitiu uma informação a relatar que tal situação “deriva da existência de múltiplas ocorrências localizadas na região norte do país”.

oliveira1

Congresso Empresarial do Oeste

A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) vai organizar o Congresso Empresarial do Oeste, que se realizará no dia 13 de novembro no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.

Exposição “Flora Caldense” no Museu José Malhoa

A mobilizar memórias e objetos dos ceramistas Avelino Soares Belo, José Belo, Josef Füller e José Lourenço, a artista e pesquisadora Marta Galvão Lucas apresenta no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, obras resultantes de seus processos de investigação, numa programação paralela ao “51º Congresso e Assembleia Geral da Academia Internacional de Cerâmica”.