O Município das Caldas da Rainha recebeu no dia 3 de setembro a visita do embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang.
O diplomata foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, nos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita à fábrica de cerâmica Molde. Jantou na Taberna do Manelvina, um restaurante típico caldense.
A visita do embaixador da China ao concelho das Caldas da Rainha foi organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal-China conjuntamente com o empresário caldense Paulo Pessoa de Carvalho e reforçou “a importância da indústria cerâmica nacional no panorama internacional e abriu portas a potenciais colaborações com o mercado chinês”.
Após a receção formal na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o embaixador e a sua comitiva, acompanhados por Bernardo Mendia, secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-China, e Paulo Pessoa de Carvalho, dirigiram-se à Molde. Ali, a visita foi conduzida pelos administradores Ana Maria Carneiro Pacheco e Luís Ribeiro, que apresentaram as várias fases de produção cerâmica.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Paulo Pessoa de Carvalho disse que “o embaixador mostrou grande interesse no processo de fabrico e nas possibilidades de inovação, com destaque para os produtos diferenciados que podem captar o interesse do mercado chinês”.
A visita terminou com a oferta de um serviço de chá personalizado ao diplomata, símbolo de hospitalidade e de uma “possível aproximação entre a indústria cerâmica portuguesa e o crescente mercado asiático”.
Segundo o empresário, “as trocas de experiências deixaram em aberto a oportunidade de futuras relações comerciais entre os dois países, fortalecendo laços no setor”.
Na reunião com o presidente da autarquia, o embaixador da China em Portugal mostrou o interesse em futuras relações económicas e culturais entre a República Popular da China e Caldas da Rainha e sugeriu uma geminação com uma cidade ou província chinesa. “Queremos fortalecer as relações comerciais entre a China e Caldas da Rainha, fazendo acordos bilaterais”, maninfestou. Esta cooperação, segundo Zhao Bentang, terá todo o apoio institucional da Embaixada da China em Portugal.
O diplomata apresentou alguns dados sobre a relação diplomática entre China e Portugal, que está a assinalar o 45º aniversário. Revelou que o comércio entre os dois países passou de 200 mil dólares para 8,7 mil milhões de dólares. Referiu ainda que o investimento chinês em Portugal excedeu os 12 mil milhões de dólares, tornando a China o quinto maior país investidor em Portugal.
O embaixador recordou que Portugal “é um dos “países mais amigáveis da China na União Europeia e um parceiro estratégico global, compartilhando boas relações nas áreas da política, do comércio e também de amizade entre os dois povos”.
O presidente da Câmara salientou os eixos de desenvolvimento do território, destacando a cultura, o turismo, a educação e algumas grandes empresas sediadas nas Caldas da Rainha.
Vitor Marques realçou ainda a importância da comunidade chinesa nas Caldas da Rainha e também mostrou interesse na oportunidade de cooperação com uma cidade ou província da China.
0 Comentários