Q

Previsão do tempo

21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 27° C

Docentes da Bordalo Pinheiro apresentam projeto na Finlândia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Duas professoras do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Michel Pimenta e Maria da Conceição Vidigal, participaram no Festival Internacional Science on Stage Europe, em Turku, Finlândia.
As duas docentes do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

Duas professoras do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Michel Pimenta e Maria da Conceição Vidigal, participaram no Festival Internacional Science on Stage Europe, em Turku, Finlândia.

O projeto “Sounds and Lights of Parque D. Carlos I and Mata Rainha D. Leonor. A sensory experiment” foi um dos sete projetos selecionados no Festival Science on Stage Portugal para representar o país neste evento Internacional.

Este projeto multidisciplinar consistiu na utilização do património histórico e natural local – o Parque D. Carlos I e a Mata Rainha Dona Leonor – para explorar conteúdos disciplinares de Física e de Biologia. Através da utilização de aplicações simples para telemóvel, os alunos estudaram atributos dos sons e fenómenos luminosos no Parque e na Mata (no âmbito da disciplina de Física), e o estudo da biodiversidade de aves nestes dois locais (na disciplina de Ciências Naturais). Esta experiência imersiva permitiu aos alunos experimentarem e relacionarem sinais obtidos através de sensores digitais com os seus próprios sentidos, numa perspetiva “Sensors and Senses”.

Com o lema “Teachers Make the Difference”, o Science on Stage, organizado por professores para professores, reuniu mais de 400 docentes de 40 países, onde os docentes responsáveis por cada projeto apresentaram-no aos colegas e aos visitantes que estiveram presentes no Dia Aberto do Festival.

Este é o maior evento internacional de partilha de projetos multidisciplinares desenvolvidos ao nível do ensino básico e secundário que interligam as áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, como preconiza a abordagem STEAM.

A delegação portuguesa teve ainda a oportunidade de apresentar os seus projetos científicos ao embaixador de Portugal na Finlândia.

“Foi um evento fantástico de networking e brainstorming onde se estabeleceram imensos contactos para possíveis parcerias para projetos futuros”, relataram as professoras Michel Pimenta e Maria da Conceição Vidigal, que agradeceram “à Câmara Municipal e ao Turismo de Caldas da Rainha, ao Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e aos colegas e amigos que colaboraram e incentivaram este projeto, em particular Margarida Silva, João Edgar Ferreira e José Vidigal”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Traseiras do Palácio Real têm videovigilância desde o final de 2023

Na sequência da ação de voluntariado que teve como objetivo pintar as traseiras do Palácio Real, nas Caldas da Rainha, o JORNAL DAS CALDAS apurou junto da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) que, desde o final do ano passado, esta zona tem videovigilância.

traseirasmuseuhospital

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

queda