Duas professoras do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Michel Pimenta e Maria da Conceição Vidigal, participaram no Festival Internacional Science on Stage Europe, em Turku, Finlândia.
O projeto “Sounds and Lights of Parque D. Carlos I and Mata Rainha D. Leonor. A sensory experiment” foi um dos sete projetos selecionados no Festival Science on Stage Portugal para representar o país neste evento Internacional.
Este projeto multidisciplinar consistiu na utilização do património histórico e natural local – o Parque D. Carlos I e a Mata Rainha Dona Leonor – para explorar conteúdos disciplinares de Física e de Biologia. Através da utilização de aplicações simples para telemóvel, os alunos estudaram atributos dos sons e fenómenos luminosos no Parque e na Mata (no âmbito da disciplina de Física), e o estudo da biodiversidade de aves nestes dois locais (na disciplina de Ciências Naturais). Esta experiência imersiva permitiu aos alunos experimentarem e relacionarem sinais obtidos através de sensores digitais com os seus próprios sentidos, numa perspetiva “Sensors and Senses”.
Com o lema “Teachers Make the Difference”, o Science on Stage, organizado por professores para professores, reuniu mais de 400 docentes de 40 países, onde os docentes responsáveis por cada projeto apresentaram-no aos colegas e aos visitantes que estiveram presentes no Dia Aberto do Festival.
Este é o maior evento internacional de partilha de projetos multidisciplinares desenvolvidos ao nível do ensino básico e secundário que interligam as áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, como preconiza a abordagem STEAM.
A delegação portuguesa teve ainda a oportunidade de apresentar os seus projetos científicos ao embaixador de Portugal na Finlândia.
“Foi um evento fantástico de networking e brainstorming onde se estabeleceram imensos contactos para possíveis parcerias para projetos futuros”, relataram as professoras Michel Pimenta e Maria da Conceição Vidigal, que agradeceram “à Câmara Municipal e ao Turismo de Caldas da Rainha, ao Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e aos colegas e amigos que colaboraram e incentivaram este projeto, em particular Margarida Silva, João Edgar Ferreira e José Vidigal”.
0 Comentários