Q

Previsão do tempo

22° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
22° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C
22° C
  • Tuesday 35° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 28° C

Voluntários recolheram 240 quilos de lixo no Cabo Carvoeiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi no passado domingo, 1 de setembro, que se levou a cabo a ação de limpeza de locais de escalada e de visita turística ao longo do Cabo Carvoeiro, em Peniche. A iniciativa foi organizada pela Santaventura – Caminhadas & Desporto Natureza e teve a parceria do Geoparque Oeste, The West Climbing Center e Peniche360. […]
6. Voluntários e entidades, com o lixo recolhido, no final da ação de limpeza

Foi no passado domingo, 1 de setembro, que se levou a cabo a ação de limpeza de locais de escalada e de visita turística ao longo do Cabo Carvoeiro, em Peniche.

A iniciativa foi organizada pela Santaventura – Caminhadas & Desporto Natureza e teve a parceria do Geoparque Oeste, The West Climbing Center e Peniche360. A atividade contou com cerca de 40 voluntários e recolheu 240 quilos de lixo.

 Ruben Cotrim, da Santaventura, entidade sediada em Santa Cruz, Torres Vedras, foi o mentor da ideia. Revelou que esta ação de limpeza surgiu por se deslocar, frequentemente, aos locais para realizar escalada e aperceber-se da poluição do local, “com as minhas visitas, regulares, ao cabo carvoeiro vi que estava a ganhar proporções maiores em termos de quantidade de lixo”.

Explica que a sujidade afasta as pessoas dos locais que considera “muito bonitos”, referindo que, “não é nada bom como imagem de marca para os turistas”. De luvas nas mãos, debruçado a apanhar o lixo Ruben Cotrim procura “reverter a situação”, de forma a atrair de novo os visitantes.

Peniche 360 é uma empresa de animação turística responsável por mostrar pontos turísticos, tanto a pé como de Jipe. Romário Silva, guia local da entidade disse que, durante os seus percursos a mostrar a cidade, já não passa por alguns dos sítios. “Tenho evitado ir com os clientes à Gruta da Furninha e Furna que Sopra, para não mostrar o lixo”, contou.  Lamenta não levar os visitantes àqueles locais porque ´são “zonas maravilhosos que as pessoas gostam de ir”.

Foi devido a este cenário de poluição constante a afetar as atividades lúdicas de Ruben Cotrim, o contexto profissional de Romário Silva e as paisagens património da UNESCO que o Geoparque Oeste foi alertado e sensibilizado para esta iniciativa.

Durante a ação de sensibilização e limpeza, Miguel Reis Silva, coordenador executivo da Geoparque Oeste, afirmou que a entidade tem o dever de apoiar e participar ativamente em iniciativas que visem a proteção do património local. “Enquanto entidade responsável pela promoção e divulgação do território e do património natural e cultural deste território que é UNESCO, temos a obrigação de apoiar e participar ativamente nestas ações”, referiu o coordenador.

Acrescentou, ainda, que estão empenhados em reverter o quadro de queixas constantes que têm vindo a receber relativamente à poluição e que “têm passado a mensagem aos municípios para manter a preservação dos locais”.

Miguel Silva, destacou “as cerca de 40 pessoas voluntários que estão aqui que vão fazer a diferença”.

Durante o processo de limpeza os voluntários foram encontrando restos de material de pesca, garrafas, latas sacos e maioritariamente beatas.

No percurso que faziam durante a recolha do lixo, encontraram António Jacinto e Cidália Alves, dois amigos que se juntam para pescar. Assim que o grupo chega ao pé deles, António Jacinto, comenta apontando, “está tudo sujo, deitam as coisas para entre as rochas”.

Cidália Alves, professora de 1º ciclo, conta que quando vai pescar para os locais não suporta o odor “o cheiro é insuportável”. Revela ainda que durante a pesca quando se debruça ou baixa “está em cima da sujidade”.

Tenta reverter a situação com aquilo que consegue, mostra a vassoura que usa para varrer e apanhar o lixo. Diz ainda que vai atirando água do mar para acabar com o cheiro. No entanto, considera que a única maneira de acabar com isto é passar a haver alguém responsável a passar coimas.

A atitude voluntária de Cidália Alves, ao recolher e não deixar detritos da pesca, representa o primeiro passo na direção da mudança que as entidades promotoras da ação de limpeza no Cabo Carvoeiro, em Peniche, procuram alcançar.

1.limpeza
Rúben Cotrim, Santaventura, a recolher lixo
4.limpeza
Recolha de lixo num local que apresentava muita poluição e odor
5.limpeza
António Jacinto e Cidália Alves grupo de amigos que pesca nos locais
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Casa dos Seixos” requalificada acolhe serviços públicos na Amoreira

Decorreu no passado sábado a inauguração das obras de requalificação da "Casa dos Seixos", localizada no centro da Amoreira, no concelho de Óbidos. O novo espaço acolhe a sede da Junta de Freguesia da Amoreira e respetivos serviços, albergando ainda os CTT, Espaço Cidadão e um local de trabalho colaborativo.

1. amoreira

“Há Festa no Bairro” procurou “criar laços de bairrismo”

"Há Festa no Bairro" de 2024 foi um evento promovido pela junta de freguesia de Peniche. A última edição deste ano foi no sábado passado, no Bairro Vila Maria e zonas envolventes aos Edifícios Fernão Magalhães, Coosofi e Verde Mar.

bairrismo

Diversão para as crianças antes do regresso às aulas

A Casa do Benfica de Peniche promoveu, na tarde do passado sábado, “um dia para a criança antes do regresso às aulas”. Para além das atividades diversas destinadas à diversão dos mais novos, os Bombeiros Voluntários de Peniche e a PSP promoveram ações de sensibilização.

1. Criancas Peniche