“Continua a ser a mesma Festa. A tentativa do impedimento da festa e os ataques que ela foi alvo é um sinal da importância e impacto que ela tem”, disse, o cenógrafo José Carlos Faria, do PCP nas Caldas, que foi um dos oradores do debate que decorreu na passada sexta-feira, no Centro de Trabalho do Partido Comunista Português das Caldas da Rainha.
“Em 1978 os Pink Floyd eram para tocar na Festa do Avante que já foi o melhor festival de música”, contou.
José Carlos Faria salientou que a “Festa do Avante, não é um simples festival de música, é uma grande realização cultural com a melhor gastronomia do país e que reúne milhares de pessoas”, lamentando que o enquadramento em termos de imagem seja centrado na “figura do secretário-geral do PCP que vai encerrar o programa com o discurso no tradicional comício”.
Dizem-se muitas mentiras acerca da Festa do Avante“, disse, o membro do PCP das Caldasrecordado o episódio, durante a Covid-19, onde a SIC apresentou no Jornal da Noite, uma capa falsa do jornal norte-americano The New York Times (NYT)que faria manchete com a Festa do Avante que era fake news.
A poucos dias da realização da Festa do Avante, a organização do PCP nas Caldas da Rainha promoveu o debate sobre a festa que também abordou a importância da arte e da cultura no atual contexto social, económico e político.
Daniel Figueiredo, membro da Comissão Nacional de Cultura do PCP também foi um dos convidados da iniciativa que teve como objetivo “refletir sobre o contributo da Festa do Avante para que a cultura seja motor de transformação social e política”.
Daniel Figueiredo leu um excerto do Jornal Avante de 30 de setembro de 1976 depois da primeira festa. “A Festa do “Avante” era um sonho antigo, um sonho acalentado durante a vida clandestina do nosso partido e do nosso jornal, um objetivo que floresceu em abril de 1974.
“A Festa do “Avante!”, sendo uma Festa organizada pelos comunistas teria de ser uma grande Festa da vida, dessa vida que o fascismo reprimiu e tentou destruir, uma festa popular onde, finalmente liberto, o povo pudesse construir e conhecer a realidade de ser livre”.
O grande orgulho que nós, comunistas, sentimos por termos erguido uma festa por que passaram centenas de milhares de pessoas é, antes de tudo o mais, o da consciência de termos correspondido ao que de nós se exige, ao termos proporcionado a essas centenas de milhares de pessoas, das quais muitas não eram comunistas, a Festa que procuravam, a Festa da liberdade que conquistaram e vivem (…)”.
Foi uma conversa interessante à volta da Festa do Avante onde também foram passadas músicas e um filme com momentos marcantes da Festa.
Autocarro para a Festa do Avante passa nas Caldas
Este ano a Festa do Avante, volta a reunir grandes nomes da música portuguesa em palco. Casos de Ana Bacalhau, Kátia Guerreiro, Rita Redshoes, Sérgio Godinho, Capicua, entre outros vão animar o público.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, João Norte, responsável regional da Festa do Avante disse que à semelhança de anos anteriores, o autocarro da Festa atravessará diariamente todo o distrito, passando pelas Caldas, levando os militantes e simpatizantes ao evento. Os percursos e horários estão disponíveis nas páginas regionais do PCP e a inscrição pode ser feita por telefone ou junto dos centros de trabalho, em cada concelho.
Revelou que “todas as organizações do Partido, de norte a sul do país, estão presentes na Festa. O distrito de Leiria e consequentemente o Sul do distrito não são exceções”.
Região Oeste representada na Festa do Avante
Segundo este responsável o distrito de Leiria terá, como habitualmente, uma “variada oferta gastronómica. Teremos a habitual sopa de misturadas, típica do Valado dos Frades, a tradicional sardinha assada de Peniche, frango assado à moda do Júlio com as tradicionais migas de couve, feijão e broa, morcela de arroz de Leiria, queijo de Alfeizerão, chouriço de Amor, bifanas da tasquinha do Bombarral, Ginja de Óbidos e de Alcobaça e vinhos do Bombarral”.
“Teremos o muito procurado pão com chouriço amassado e montado na hora, cozido no forno de lenha que atrai todos os anos milhares de apreciadores desta iguaria”, adiantou.
Terão também o tradicional espaço do vidro da Marinha Grande, onde além do copo da Festa, que tem uma edição própria para os diferentes anos, os visitantes podem “também encontrar várias peças de vidro artesanal, elaboradas pelos diferentes vidreiros que temos no concelho da Marinha Grande”, contou.
A Festa do Avante conta com inúmeros voluntários, nomeadamente amigos e camaradas do partido e da Festa. “São largas dezenas de camaradas que todos os anos, no espaço de Leiria, constroem a Festa que é de todos e para todos. Qualquer amigo ou camarada desempenhará as mais variadas tarefas e funções. Desde a participação em turnos, por exemplo, no restaurante, como o enfornar da massa que irá dar lugar ao nosso belo pão com chouriço. São tarefas muito variadas que são asseguradas por todos e não por tal ou tal camarada, ou por tal ou tal amigo”, relatou.
João Norte diz que a Festa do Avante é uma eficazforma de “passar os valores que o nosso partido defende. Não só pela mensagem que cada camarada conseguirá passar aos visitantes, mas por tudo aquilo que os visitantes recolhem da Festa e por tudo aquilo que veem, com os próprios olhos. Não temos como objetivo principal da Festa passar a mensagem do PCP”.
Segundo informou o responsável regional da Festa do Avante os preparativos para a Festa começam logo no final da edição anterior. “Desde o tema da Festa até aos artistas que participarão na edição seguinte. Só desta forma conseguimos garantir uma grande Festa, uma grande afirmação do nosso Partido, garantido assim também, novamente, o maior evento politico-cultural do nosso país”, salientou.
A Festa do Avante tem uma vasta programação cultural e artística, abrangendo música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, gastronomia, artesanato, e muito mais. Há ainda o Espaço Internacional, onde diferentes culturas do mundo são representadas. Durante a Festa, também haverá atividades dedicadas às crianças, assim como jogos tradicionais, a Festa do Livro e do Disco, e um enriquecedor programa que envolve todos os tipos de expressão artística e cultural.
Aliando a arte, a cultura, o desporto a solidariedade e a amizade com o debate e a intervenção política por um mundo mais justo e fraterno, a Festa do Avante é a maior iniciativa política e cultural do país onde confluem largos milhares de pessoas de todo o país e dos quatro cantos do mundo.
Para mais informações e para a compra da EP (Entrada Permanente) para a Festa do Avante entre em contacto com o PCP em Caldas da Rainha ou visite o site oficial.
O jornal das Caldas a promover a festa de um partido totalitário, antidemocrático, que apoia ditadores cruéis como na China, Coreia do norte, Cuba, Venezuela, Rússia, Bielorrússia…
Não têm vergonha?…
Não pode valer tudo a troco de uns trocos…