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Uma das teorias fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é conhecida como a teoria do Yīn (陰) e Yáng (陽). Esta filosofia tem origem no taoísmo chinês e baseia-se na ideia de que tudo no universo existe em dualidade, sendo que não existem conceitos ou coisas singulares: o dia só existe porque existe a noite, o céu só existe porque existe a terra, a felicidade só existe porque existe a tristeza, e por aí fora.

Uma das teorias fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é conhecida como a teoria do Yīn (陰) e Yáng (陽). Esta filosofia tem origem no taoísmo chinês e baseia-se na ideia de que tudo no universo existe em dualidade, sendo que não existem conceitos ou coisas singulares: o dia só existe porque existe a noite, o céu só existe porque existe a terra, a felicidade só existe porque existe a tristeza, e por aí fora.

Para cada Yīn, existe um Yáng. Portanto, na prática, não existe a conversa de “isto é Yīn ou isto é Yáng”; a terminologia apenas é usada quando estamos a comparar duas coisas. Um exemplo: se compararmos o homem e a mulher na categoria de seres humanos, tendo em conta a biologia, o homem é caraterizado como Yáng, e a mulher como Yīn, mas se estivermos a categorizar um casal pela sua dinâmica um com o outro, facilmente podemos chegar à conclusão que naquele casal o homem é Yīn e a mulher Yáng. Portanto, dizer simplesmente “a mulher é Yīn e o homem é Yáng” prova uma falta de compreensão essencial pelo assunto.

Os conceitos de Yīn e Yáng são inseparáveis na prática, um só existe pela existência do outro, mas para a nossa compreensão na prática médica, decidimos dividi-los de forma a podermos observar as caraterísticas de cada um.

Yáng refere-se a tudo o que seja ativo, externo, superficial, mobilizador, quente e caótico. Muitas funções dos órgãos são caraterizadas como sendo Yáng. Tudo o que está acima é Yáng, tudo o que aquece é Yáng, tudo o que move é Yáng. Na prática clínica, sintomas como calor, agitação mental, tremor, vómitos e dores de cabeça são caraterizados (sem grande especificidade) como Yáng.

Yīn, pelo contrário, refere-se a tudo o que seja inativo, interno, que seja mobilizado, frio e ordeiro. Este conceito aplica-se muitas vezes quando nos referimos à anatomia dos órgãos. Tudo o que está em baixo é Yīn, tudo o que arrefece é Yīn, tudo o que é movido é Yīn. Na prática clínica, sintomas como sonolência, sensação de peso, falta de vontade ou edemas são caraterizados (sem grande especificidade) como Yīn. 

Como podemos calcular, qualquer doença pode ser caracterizada como Yīn ou Yáng consoante o aspeto ao qual nos estamos a referir. Por exemplo, uma artrose em fase aguda (com inchaço, vermelhidão e calor) é vista como Yáng, e em fase crónica (com deformação óssea, limitação de movimento e dor menos intensa) é vista como Yīn. Assim, é fácil ver que a mesma condição pode precisar de tratamentos diferentes em momentos diferentes.

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