Presidente da Câmara do Bombarral sobre o Festival do Vinho e Feira da Pera Rocha
Jornal das Caldas (JC): A Mata Municipal volta a receber, a 13 de agosto, mais uma edição do festival. Quais são as expetativas para este ano?
Ricardo Fernandes: O vinho e a pera rocha são os dois produtos mais importantes para a nossa economia, fazendo também parte da nossa identidade cultural, rural e agrícola. Por isso, as expetativas para o 39.º Festival do Vinho Português e 29.ª Feira Nacional da Pera Rocha são elevadas.
Trata-se de um certame âncora para o concelho, uma ode aos nossos produtos endógenos, tão importantes para o desenvolvimento local, e que tem como palco um lugar mágico e único: a nossa Mata Municipal.
Para além de proporcionar aos visitantes a oportunidade de degustarem alguns dos melhores vinhos produzidos em várias regiões vitivinícolas do país, o certame conta ainda com uma forte vertente gastronómica, onde vão ser dadas a conhecer inúmeras iguarias que têm por base a pera rocha do Oeste. Para além do restaurante oficial do evento, contamos ainda com as tasquinhas de duas associações locais: o Círculo de Cultura Musical Bombarralense e o Sport Clube Escolar Bombarralense.
Ainda na vertente gastronómica, no Espaço Gourmet vamos ter oportunidade de assistir a show cookings onde, diariamente, vários chefs vão confecionar pratos que juntam o vinho e a pera rocha. Para além do atelier “Mini Chef’s”, onde crianças entre os 9 e os 12 anos são convidadas a pôr a mão na massa, destacamos o Show Cooking Jovens Talentos, onde vamos dar destaque aos alunos que venceram, em novembro passado, o concurso “Pera à Prova”.
JC: Os espetáculos musicais continuam a ser um dos principais atrativos do certame?
Ricardo Fernandes: Os concertos são, sem dúvida, um dos pontos altos do evento e um grande motivo de atração. Para além dos espetáculos no Palco Caixa Agrícola do Bombarral (principal), teremos também muita animação por todo o recinto do evento, com várias arruadas, e ainda as atuações de artistas locais, não só do concelho, mas de toda a região Oeste, que vão decorrer no Palco Melro.
Permitam-me destacar as atuações que decorrem no Palco Caixa Agrícola do Bombarral: desde logo a Banda Xeques Orquestra, no dia 13, Miguel Ângelo, no dia 14, Quinta do Bill, no dia 15, Deejay Kamala, no dia 16, Abba Experience, no dia 17, e Rouxinol Faduncho, no dia 18. A juntar a estes espetáculos temos ainda a Wine & Pear Party, no dia 17, cuja organização é da responsabilidade do Rotary Club de Bombarral.
JC: O vinho é um dos produtos endógenos em destaque no certame. Quantos produtores vão marcar presença?
Ricardo Fernandes: O vinho é, sem dúvida, um dos atrativos deste festival. Durante seis dias, os visitantes vão ter oportunidade de degustar alguns dos melhores vinhos produzidos nas várias regiões vitivinícolas do país. Este ano, dos cerca de 90 expositores presentes, 25 estão ligados ao setor vitivinícola.
Como já é habitual, com o apoio do enólogo José António Fonseca, voltámos a dinamizar o Concurso de Vinhos Engarrafados. Os vencedores são conhecidos no primeiro dia do certame, existindo a oportunidade de os visitantes adquirirem os vinhos galardoados.
Mantemos, também, o nosso serviço “Wine Pickup”. Os visitantes que queiram adquirir vinhos nos diferentes expositores representados no evento podem solicitar que o mesmo seja transportado por assistentes para um ponto fora do recinto do evento, onde o podem levantar posteriormente.
JC: Este é um evento onde as crianças não são esquecidas…
Ricardo Fernandes: Este é um evento para famílias e, por isso, as nossas crianças fazem parte dele. Para além do espaço infantil, dispomos também de uma zona de fraldário e de amamentação.
Das atividades para os mais pequenos, destaco o atelier “Mini Chefs”, com a chocolatier e Pastry Chef Sílvia Baptista, da Doce Lourinhã, onde os mais pequenos vão ter oportunidade de meter a mão na massa e confecionar um doce.
Já no stand Raiz Local, a Caixa Agrícola do Bombarral vai promover uma sessão de Literacia Financeira para Crianças, com o tema “O Mundo do Dinheiro”.
JC: A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é um fator tido em conta para a concretização do evento?
Ricardo Fernandes: Sim, sem dúvida. Dispomos de um copo de vidro reutilizável, para as provas de vinho, que os visitantes podem lavar e utilizar nos vários expositores. Em dois dias do certame vamos também contar com ações de sensibilização com os “mochileiros” da Valorsul.
A equipa de “mochileiros” vai efetuar ações de sensibilização diretamente com os comerciantes e com os visitantes, distribuindo flyers e magnéticos. Ao mesmo tempo vão disponibilizar as mochilas para o depósito direto de embalagens de plástico e de metal.
Essa preocupação com a sustentabilidade vai muito além da organização. Também os nossos parceiros estão cada vez mais atentos a essa questão. Exemplo disso é o nosso patrocinador oficial, a Caixa Agrícola do Bombarral, que adotou como lema “Raiz Local e Tradição, eixos de um futuro sustentável”. Uma instituição financeira que sempre disse “presente” na altura de apoiar a concretização do certame, essencial para o desenvolvimento e crescimento do nosso concelho, focada em fazer cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável.
JC: Para esta edição, como são as entradas e os horários do certame?
Ricardo Fernandes: O evento vai ser inaugurado no dia 13 de agosto, pelas 17h00, encerrando às 01h00. Este será igualmente o horário nos dias 14 e 16, enquanto nos dias 15, 17 e 18 de agosto a abertura acontecerá pelas 15h00, tendo o encerramento lugar às 01h00.
Ao nível dos ingressos, o bilhete diário tem o valor de 5 euros, mas os visitantes têm a possibilidade de adquirir o passe geral por 20 euros. Dispomos, também, de um passe para os residentes do Bombarral, que terá o custo de 15 euros.
As entradas são gratuitas até aos 16 anos, inclusive, mediante apresentação do Cartão do Cidadão.
De referir ainda que no primeiro dia do evento, as entradas são gratuitas para todos os residentes no concelho do Bombarral. Para usufruir desse benefício, os bombarralenses têm apenas de apresentar um comprovativo de morada.
0 Comentários