A pintura do mural no Bairro da Ponte, nas Caldas Rainha, criado pelas crianças, inseridas nas férias desportivas da Base Performance, terminou na passada quarta-feira. A arte tem como objetivo incentivar as crianças no desporto.
“A ideia do mural surgiu com a necessidade de realçar a importância do desporto para as crianças junto da população e nada melhor que pôr as mesmas a criar este mural”, referiu Maria Inês, coordenadora da Base Performance.
“A Base Performance é uma academia multidisciplinar que inclui a parte de performance, terapêutica e aventura, que está localizada no Bairro da Ponte”, explicou a coordenadora.
O mural foi ganhando cor ao longo do mês de julho. Em grupos diferentes todas as semanas, as crianças foram colorindo e tornando a ideia em algo real. “Ao longo das nossas férias desportivas, as crianças participaram neste projeto desde o momento da criação do desenho em papel, até passar para o muro e pintar o mesmo”, contou Maria Inês.
“A reação das crianças ao saber que iriam participar neste projeto foi de êxtase, porque iriam criar algo bastante especial e que no fim o seu trabalho iria ser reconhecido pela população caldense”, relatou a coordenadora.
A iniciativa “só foi possível com a ajuda do Bruno Prates, da Academia Desenhos do Bruno, e do apoio da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que disponibilizaram o muro e as tintas para a realização do projeto”.
Foi também feito um agradecimento a Emily Duurland, editora de vídeo que ajudou no processo de divulgação nas redes sociais, “captando todo o processo de realização do mural, enfatizando ainda mais a mensagem a ser transmitida para a sociedade”.
A informação que se pretende divulgar é “bastante clara”: “Alertar a população que as crianças precisam de fazer desporto para o bem da sua saúde física e psicológica. Porque hoje em dia, vemos cada vez mais as crianças agarradas à tecnologia, o que tem prejudicado a destreza motora e o seu desenvolvimento”.
Quanto a objetivos futuros, Maria Inês, também professora de educação física de 1º ciclo, tem como projeto “A Educação Física como disciplina curricular no 1°ciclo no Município das Caldas da Rainha”.
Revelou que a ideia já foi apresentada ao presidente da Câmara, Vitor Marques, e “foi recebida com entusiasmo e interesse em avançar, agora é aguardar pela decisão”.
0 Comentários