O crescente problema do envelhecimento da população, as dificuldades que levam à insuficiência do nosso SNS e uma nova compreensão geral do conceito de saúde têm levado a uma procura cada vez maior por soluções alternativas à medicina convencional, sendo uma das mais comuns a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) – ou algumas das suas técnicas. Mas afinal o que é esta medicina? O que é que ela pode fazer por nós?
A MTC é um conjunto de técnicas e aplicações médicas unidas por um modelo teórico que usa termos e ligações lógicas baseadas em alguns textos clássicos chineses tais como o Huáng dì nèi jīng [黄帝内经] (Clássico do imperador amarelo) e o nán jīng [难经] (Clássico das dificuldades). As técnicas oficiais que formam a MTC são Acupuntura, Moxabustão, Massagem Tuī Ná [推拿], Fitoterapia (e Dietética) e Qì Gōng [气功].
Estas técnicas foram escolhidas com base na sua complexidade individual e é raro o técnico que as domine a todas com a mesma maestria.
Comecemos com a mais conhecida e mais falada: a Acupuntura. Esta técnica utiliza agulha de espessura fina (entre 0,20 mm e 0,30 mm) de forma a influenciar o metabolismo e assim chegar a uma base de tratamento. Esta usa um modelo do corpo humano que inclui a presença de canais (também conhecidos como meridianos) e pontos, nos quais são inseridas as agulhas. Este modelo é também partilhado com a moxabustão, massagem tuī ná e até certo ponto com o qì gōng.
A Moxabustão utiliza um preparado de artemísia ao qual se dá o nome de Moxa para, através da sua combustão, influenciar o metabolismo e promover uma solução terapêutica.
A Massagem Tuī Ná é um conjunto de manipulações específicas que têm como base o modelo teórico da MTC bem como o modelo humano usado na acupuntura.
A Fitoterapia é a administração de preparados de plantas com objetivo terapêutico. Incluo aqui a Dietética pois a base teórica é muito semelhante e ambas agem pelos mesmos meios.
O Qì Gōng, embora requeira uma explicação mais profunda para o podermos compreender, passa, muito resumidamente, por um conjunto de movimentos feitos com base na teoria da MTC com o objetivo de se chegar a uma forma de autotratamento.
É o conjunto destas técnicas que permite à MTC ter facilmente uma ação tão abrangente e holística na saúde humana, não sendo limitada a uma via de resposta. Assim, a MTC é uma excelente proposta para quem procura soluções para alguma condição que a visão médica convencional não tenha dado uma resposta satisfatória.
0 Comentários