No passado domingo decorreu o Mercado Solidário, no átrio da Expoeste, nas Caldas da Rainha. A iniciativa foi organizada pela AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste com o apoio dos produtores locais, artesãos, comerciantes e empresários que participavam nas edições do mercado Átrio Criativo na Expoeste.
Bruno Marques e Patrícia Silva, que estão com o seu bebé em França, que está doente e precisa de um transplante de medula, foi o casal organizador do Átrio Criativo, que aposta forte no trabalho artesanal e manual.
Como os pais do Duarte foram acompanhar o filho e por consequência abandonaram os seus postos de trabalho e suspenderam as suas atividades profissionais, a AIRO e os expositores que participaram no Átrio Criativo uniram-se e realizaram o Mercado Solidário, que serviu para angariar dinheiro para ajudar Bruno e Patrícia, que são os proprietários da “Donna Pi Granola e Sweets”, agora sem produzir. Neste momento, necessitam de apoio, pois a vida continua com todas as despesas e o custo de vida em França é bastante elevado.
No mercado solidário participaram cerca de 30 entidades a vender artesanato, comida, bebidas, que se uniram à causa. Cada entidade fez uma doação para a família do Duarte.
Da parte da manhã, no auditório, decorreu o espetáculo “Palhatiko, o palhaço que queria ser mágico”, com a participação de cerca de 70 crianças e seus familiares.
O espetáculo foi uma cortesia do artista e o valor de bilheteira (459 euros) reverteu na sua totalidade, para a família do Duarte. Da parte da tarde foi apresentado “A Verdadeira Felicidade”. Houve ainda pinturas faciais e insufláveis para as crianças.
Jorge Barosa, presidente da AIRO, que esteve presente no Mercado Solidário, disse ao JORNAL DAS CALDAS que decidiram envolver-se e criar “um Átrio Solidário para ajudar o casal que neste momento está a precisar de muita ajuda”.
O responsável destacou “a disponibilidade de todos e a colaboração que houve para a realização do Átrio Solidário, que foi mais uma grande demonstração de união”.
Jorge Barosa revelou que “os tratamentos do Duarte estão a ser pagos pelo Serviço Nacional de Saúde e a verba a angariar é para as despesas da família, que tem mais duas filhas”.
Referiu que a empresa de Bruno e Patrícia está instalada no centro “Caldas Empreende” e como não está a produzir os produtos porque suspendeu a atividade, “a empresa vai ficar isenta de despesas”
O presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, que também marcou presença no evento solidário, destacou a onda solidária que “carateriza os caldenses”. “Ficamos muito gratos a todos e à própria AIRO, que também se disponibilizou para ajudar num projeto onde estavam envolvidos em conjunto com os pais do pequeno Duarte”.
O autarca referiu ainda que há um “conjunto de mecanismos da Ação Social do Município que foram adicionados para ajudar a família”.
A expositora Isabel Mendes, da BekasArt, que faz parte do Átrio Criativo, revelou que o mais “importante é o Duarte e que daqui a uns anos esteja aqui connosco a correr”.
A avó do Duarte, que participou no Átrio Solidário, também agradeceu a solidariedade das pessoas e que dá “força e coragem à família”. Anabela Amado (mãe de Patrícia) revelou que também vão começar a fazer eventos para ajudar.
O Caldas Sport Clube também se associou a esta onda de solidariedade. Durante os jogos da pré-época, a entrada é livre, mas o clube irá recolher os donativos de todos os que quiserem ajudar.
O Grupo Motard São Rafael também se associou a esta causa, tendo já realizado várias iniciativas de angariação.
Duarte nasceu no dia 19 de março com 30 semanas e 6 dias de gestação e foi diagnosticado com uma síndrome muito rara denominada IPEX (desregulação imune, poliendocrinopatia e enteropatia, ligado ao cromossoma X).
Para que a cura seja possível existiu necessidade de ir para Marselha fazer tratamentos.
“Quando um amigo decidiu fazer uma página para nos ajudar, divulgando a nossa história, não esperávamos esta onda de solidariedade tão grande e tanto carinho pela nossa família”, disseram ao JORNAL DAS CALDAS os pais do Duarte. “Não esperávamos que organizassem eventos para nos ajudar nem tão pouco que se lembrassem que o Átrio Criativo que desmarcámos se teria realizado neste fim de semana e fizessem este mercado na mesma data com os artesãos que na sua maioria costumam participar. Ficámos sem palavras para tanta generosidade. Mesmo longe tentámos ir acompanhando. Só queremos mesmo agradecer toda esta onda de amor que nos têm feito chegar”, referiram.
Agradeceram a todos pela presença no Mercado Solidário bem como em todos os outros eventos e atos solidários. Revelaram que o Duarte “está a melhorar, a ganhar peso e reunir estabilidade hormonal e fisiológica. Está a caminho de reunir todas as condições para passar a próxima fase do tratamento, que é quimioterapia, e depois o transplante da medula, em que a irmã mais velha é dador compatível”.
Como ajudar
Aceitam-se ajudas através do Mbway 917 406 275 ou pelo IBAN PT50.0036.0078.99100072319.55 (Bruno Miguel Zózimo Marques).
Pode ainda encontrar vários mealheiros espalhados pelos seguintes pontos: AIRO, Café Bordalo, Bar dos funcionários da Câmara das Caldas, We Mendes, Café Machado, Gifts with love, Pronto a vestir Diamonds, Tunel Caffé, Casinha das Flores, Cabeleireiro Paula-Gaeiras, Drogaria Caldas, Pastelaria Doce Real, Associação das Antas, Atiladecor-Mafra, Bekas Art, Café 2001 e Mr. Nails artist & Beauty- Queluz.
0 Comentários