Procedeu-se, na manhã desta quinta-feira, à reinstalação do Monumento ao Homem do Mar, à entrada da Ribeira Velha, em Peniche. O momento contou com a presença do seu autor, o escultor João Duarte. A escultura original, instalada a 3 de agosto de 1992, tinha ruído a 7 de dezembro de 2020, na sequência do estado de degradação, e sido retirada do local devido ao perigo de queda.
Esta obra instalada sucede à de 1992, “em tudo idêntica, mas construída em betão patinado”, refere o Município de Peniche. A escultura “homenageia não só a figura do pescador como da sua família, com destaque para a mulher de Peniche com a representação de vários motivos ligados à faina piscatória e à identidade desta comunidade”, adianta a autarquia.
A ideia de se erguer o monumento surgiu através de um artigo no jornal “A Voz do Mar”, no dia 25 de março de 1957, com o título “A nossa homenagem ao Homem do Mar”, escrito por António Alves Seara, que, como referiu Mariano Calado na cerimónia de inauguração do monumento, “lançou para o futuro o alerta para que a gratidão ao homem do mar fosse uma realidade feita monumento”.
0 Comentários