Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 24° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Semana de esclarecimento da CGTP-IN

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União dos Sindicatos do Distrito de Leiria (USDL) e os sindicatos da CGTP-IN concretizaram dezenas de iniciativas no distrito, entre os dias 20 e 27 de junho, no âmbito da semana de esclarecimento, ação e luta marcada pela central sindical dos trabalhadores.
Contacto com trabalhadores na Sociedade Agrícola Quinta da Freiria, no Bombarral

A União dos Sindicatos do Distrito de Leiria (USDL) e os sindicatos da CGTP-IN concretizaram dezenas de iniciativas no distrito, entre os dias 20 e 27 de junho, no âmbito da semana de esclarecimento, ação e luta marcada pela central sindical dos trabalhadores.

A luta por melhores salários e direitos, de combate à precariedade, pela redução e estabilidade dos tempos e horários de trabalho, pela progressão nas carreiras na administração pública e pela defesa e concretização da negociação e contratação coletiva agregaram largas centenas de trabalhadores por todo o distrito.

No dia 20 os trabalhadores do Supermercado Modelo Continente, em Peniche, e o seu sindicato, o CESP, realizaram uma ação em defesa dos salários e da contratação coletiva, que não é renegociada desde 2016.

No setor da alimentação, bebidas e agricultura realizaram-se plenários dos sindicatos do setor – SINTAB e STIAC -, na ESIP, em Peniche, tendo em vista também a greve do setor conserveiro agendada para 2 de agosto pelos salários e a contratação coletiva. O SINTAB realizou ainda plenários e ações de contacto com os trabalhadores na South Atlantic, conserveira em Peniche, na Sumol+Compal, em Pombal, na Panidor, em Leiria, e na Sociedade Agrícola Quinta da Freiria, no Bombarral.

O SITE-SCRA, sindicato dos setores da química e metalúrgica, realizou ações de contacto com os trabalhadores da GLN (Novares), Dunlop – Planeta Plásticos e Plasgal, em Leiria, Bourbon, Lustrarte, Iberoleff/Iberoalpla, F. Ferreira da Silva e Bollinghaus, na Marinha Grande, e Schaeffler, nas Caldas da Rainha.

O Sindicato da Hotelaria do Centro promoveu o contacto com os trabalhadores do setor da restauração no distrito no dia 25 de junho.

No plano da administração pública destacam-se a ação de contatos com os enfermeiros das Unidades Locais de Saúde de Leiria e Oeste promovida pelo SEP, as visitas às escolas, IPSS, misericórdias, centros de saúde e estabelecimentos de ensino superior promovidas pelo STFPCentro, o plenário distrital de professores, realizado pelo SPRC, e o plenário dos trabalhadores da Câmara Municipal da Marinha Grande, para discutir e exigir soluções, designadamente para a valorização das carreiras e dos salários, concretizado pelo STAL.

No dia 20 de junho a CGTP-IN promoveu um encontro temático na cidade de Leiria sob o tema “O equilíbrio entre o tempo de trabalho e a vida familiar e pessoal – como chegar lá?”,

A semana culminou com a Tribuna Pública promovida pela USDL, no dia 26, em Leiria. Na iniciativa, as intervenções de dirigentes de diversos sindicatos deram conta da situação social nas empresas e locais de trabalho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura

“O Mar no Museu José Malhoa” é tema de visita com Dóris Santos

As férias no Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica continuam esta semana. Desta vez, as atividades chegam ao público adulto, com a visita temática “Depois, Malhoa”. A iniciativa busca, afirma Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “proporcionar momentos de conhecimento sobre os nossos acervos, através do olhar de especialistas convidados – porém, por meio de um percurso pelas obras em exposição, de modo a tornar os saberes sobre arte mais acessíveis e próximos das pessoas”.

mar