“Este mandato da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo tem sido marcado pelo investimento”, afirma o presidente da junta, Sérgio Duarte.
“No primeiro ano procedemos às obras de construção de um armazém / estaleiro com 300 m2, que serve de apoio aos serviços operativos da União de Freguesias e consta de armazém, garagem, instalações sanitárias, refeitório e vestiário em terreno cedido pelo Município”.
Segundo o autarca, “este imóvel, e incluindo a preparação do espaço de implantação, colocação de blocos de cimento de grandes dimensões para muro de suporte de terras, levou-nos a um investimento na ordem dos 150 mil euros”.
Sérgio Duarte referiu que no ano seguinte “o foco passou para a aquisição de um trator agrícola de 135 CV, de uma carrinha de caixa aberta de sete lugares para deslocação de pessoas e materiais, bem como a aquisição de um reboque agrícola e de um equipamento de aspiração de folhas e lixos”. Este equipamento, no seu total, ultrapassou os 100 mil euros.
Paralelamente a este aumento de viaturas e equipamentos “procedemos à requalificação de fontes, fontenários e poços na povoação de Vale Covo, aproveitando a intervenção para fazer pequenos arranjos urbanísticos de largos e espaços públicos sempre com o objetivo de tornar mais atrativo o território onde nos inserimos”.
“Temos tido o cuidado de estar ao lado das populações e das associações e coletividades das nossas freguesias, tentando sempre ao máximo responder às necessidades prementes e dar cabal resposta aos anseios das pessoas”, vincou.
O presidente da junta anunciou que está a decorrer um procedimento para a construção de muros e vedação do espaço exterior do estaleiro. “A intervenção em espaços públicos tendo em vista a requalificação e embelezamento de zonas de lazer, será uma forma de estar que pretendemos continuar”, indicou.
“Temos como objetivo continuar a intervir em fontes e outros pontos de água. A criação de um projeto denominado “Rota da água” tem como objetivo principal a criação de um percurso ciclável e/ou pedestre que poderá ser feito em diversos troços, tendo como fim a valorização do património ligado à água e à promoção da ruralidade da nossa União de Freguesias”, descreveu.
De acordo como autarca, desses espaços farão parte fontes, lavadouros, poços, minas e outros espaços requalificados e cuidados, valorizando o património ligado à água e como forma de promover a área da União de Freguesias.
Do processo irão fazer parte obras de requalificação e valorização de espaços e bens arquitetónicos relacionados com a ligação ancestral da água nas suas diversas vertentes.
“Pretende-se que seja um projeto ambicioso, sustentado e virado para a preservação e consciencialização do valor de um bem tão precioso como é a água, e cuja falta é cada vez mais evidente”, afirmou Sérgio Duarte, que saúda “todos os bombarralenses que permanecem na nossa União de freguesias e os que, por motivos vários, rumaram a outras paragens, e com igual estima, todos aqueles que, não sendo de cá, escolheram a nossa terra para morar”.
0 Comentários