Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 32° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 26° C
16° C
  • Monday 34° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 38° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 30° C

“A Revolução do 25 de Abril” apresentado no Café Central

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma obra com mais de 40 anos volta a ser destaque numa nova edição. O livro "A Revolução do 25 de Abril”, de Medeiros Ferreira, foi apresentado no passado dia 22 de junho, no Café Central, nas Caldas da Rainha, com a participação de João Pedro Ruivo, editor da obra, do professor caldense Luís Nuno Rodrigues, do Instituto Universitário de Lisboa, de Manuel Martins, responsável pelo glossário do livro.
A iniciativa foi organizada pelo Núcleo das Caldas da Rainha da Associação José Afonso

Uma obra com mais de 40 anos volta a ser destaque numa nova edição. O livro “A Revolução do 25 de Abril”, de Medeiros Ferreira, foi apresentado no passado dia 22 de junho, no Café Central, nas Caldas da Rainha, com a participação de João Pedro Ruivo, editor da obra, do professor caldense Luís Nuno Rodrigues, do Instituto Universitário de Lisboa, de Manuel Martins, responsável pelo glossário do livro.

O Núcleo das Caldas da Rainha da Associação José Afonso foi contactado por João Pedro Ruivo para fazer uma apresentação nesta cidade, onde tem família.

Manuel Martins, jovem investigador caldense da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e responsável pelo glossário da obra, explicou que tanto João Pedro Ruivo como Luís Nuno Rodrigues foram ambos alunos do autor do ensaio histórico.

Luís Nuno Rodrigues começou por indicar a importância de Medeiros Ferreira na sua vida académica e que aprendeu muito, quer na licenciatura quer no mestrado graças a ele.  

Referiu ainda que “a história se escreve a partir dos testemunhos que o passado nos deixa”, numa obra que, embora tenha sido publicada há mais de 40 anos, “mantém a sua frescura e atualidade”.

A obra está estruturada em sete capítulos, que vão desde os acontecimentos do 25 de abril ao papel da revolução em termos sociais e económicos. 

O prefácio do livro foi realizado por Pedro Aires Oliveira e Maria Inácia Rezola, e a fotografia é de Jorge da Silva Horta.

O orador afirmou ainda que esta nova edição do livro contém um glossário muito bem conseguido por Manuel Martins, uma peça fundamental para compreender os acontecimentos da data em questão assim como os seus protagonistas, locais e eventos.

João Pedro Ruivo afirmou a sua honra por pegar nesta obra e “dar-lhe uns pozinhos mágicos”.

O evento contou com a presença de Maria Emília, viúva do escritor, que, segundo João Pedro Ruivo, foi uma peça fundamental na criação desta obra: “Ela foi responsável pela adição dos elementos que não constavam nas edições anteriores, os autores do prefácio, por exemplo, que são amigos da família e ambos alunos do Medeiros Ferreira, e o professor José Brandão, que fez a capa em português”.

O livro “A Revolução do 25 de Abril” tem edições em português, inglês e espanhol.

A iniciativa terminou com algumas histórias por parte de José Nascimento, membro do Núcleo das Caldas da Rainha da Associação José Afonso, e com a oferta de uma cenografia de José Afonso a Manuel Martins, João Pedro Ruivo e Luís Nuno Rodrigues.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Brani lançou single e promove festival para novos artistas

O Prohibition Bar, em Óbidos, vai receber, a 6 de outubro, o festival “Let Love Grow”, promovido pelo cantor croata Brani, que no passado domingo lançou, no mesmo local, o seu novo single, “Road Love”.

brani1

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3