Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 24° C
22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
27° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Recriação histórica, melhoramentos e outras obras na freguesia de Roliça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um dos maiores destaques neste mandato do executivo da Junta de Freguesia de Roliça vai para o projeto “Largo da Minha Aldeia”, em que as associações de todas as aldeias da freguesia responderam ao desafio da Junta e da Câmara Municipal do Bombarral.
“Auto das Três Rainhas” na freguesia de Roliça, no âmbito do projeto “Largo da Minha Aldeia”

Um dos maiores destaques neste mandato do executivo da Junta de Freguesia de Roliça vai para o projeto “Largo da Minha Aldeia”, em que as associações de todas as aldeias da freguesia responderam ao desafio da Junta e da Câmara Municipal do Bombarral.

Foi elaborada uma peça teatral com o nome “Auto das Três Rainhas”, juntando D. Carlota Joaquina de Bourbon, D. Maria Pia de Sabóia e D. Amélia de Orleans. A passagem das três rainhas pela freguesia foi recordada nesta recriação histórica, realizada no dia 26 de maio no adro da Igreja Paroquial da freguesia de Roliça, com teatro, marchas, canto e música, e a presença dos ranchos de trabalhadores das aldeias da freguesia: Roliça, Azambujeira dos Carros, Baraçais, Boavista, Columbeira, Delgada e São Mamede.

Dezenas de populares associaram-se à festa e celebraram com os atores amadores os tempos de antigamente.

“Agradecemos ao Município do Bombarral por este projeto e todos os que assistiram. Em especial, agradecemos ao Nuno Ferreira, à Conceição Brazão e a todos os que fizeram parte desta peça de teatro”, manifestou a presidente da junta, Michelle Bispo.

Foi realizada a tradição do Pão por Deus nas localidades desta freguesia. Foram oferecidos docinhos às crianças, tendo o feedback sido muito positivo. Também na altura natalícia foi realizado uma peça de teatro com a colaboração do grupo “Os Lendários”, numa tarde muito animada.

O executivo da Junta de Freguesia de Roliça tem realizado no último ano alguns trabalhos de requalificação em colaboração com o Município do Bombarral, como por exemplo as obras de melhoramento dos parques infantis na Delgada e de São Mamede, e a instalação de um espaço de lazer nos lavadouros de Azambujeira dos Carros.

A freguesia realizou igualmente obras de requalificação nas casas de banho públicas nos lavadouros nas localidades de Roliça e Columbeira.

Entre os projetos para o futuro próximo constam a requalificação dos lavadouros de São Mamede e da zona envolvente da árvore centenária “O Freixo”, em Azambujeira dos Carros, projeto que será executado em breve.

O desafio maior é abertura de um concurso público para a conceção, construção e concessão de exploração do Crematório do Oeste – Bombarral, junto ao Paúl.

Será também adquirido um trator para a freguesia. Como existe uma vasta área de caminhos rurais, assim facilita nas tarefas do dia a dia do funcionário desta freguesia.

“O balanço é positivo e este executivo continua com vontade de trabalhar em prol desta freguesia”, declarou a presidente da junta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura

“O Mar no Museu José Malhoa” é tema de visita com Dóris Santos

As férias no Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica continuam esta semana. Desta vez, as atividades chegam ao público adulto, com a visita temática “Depois, Malhoa”. A iniciativa busca, afirma Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “proporcionar momentos de conhecimento sobre os nossos acervos, através do olhar de especialistas convidados – porém, por meio de um percurso pelas obras em exposição, de modo a tornar os saberes sobre arte mais acessíveis e próximos das pessoas”.

mar