Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 24° C
23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
24° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Ação de sensibilização sobre sistemas alimentares mais sustentáveis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma turma do 10.º ano da escola secundária Rafael Bordalo Pinheiro apresentou na Rua Miguel Bombarda, nas Caldas da Rainha, na manhã de 8 de junho, um projeto de cidadania, alicerçado no projeto internacional “FoodShift Pathways”.

Uma turma do 10.º ano da escola secundária Rafael Bordalo Pinheiro apresentou na Rua Miguel Bombarda, nas Caldas da Rainha, na manhã de 8 de junho, um projeto de cidadania, alicerçado no projeto internacional “FoodShift Pathways”.

Para este projeto, os alunos da turma 10.ºCT2 fizeram uma recolha dos preços de produtos alimentares (por unidade e/ou por quilograma) e da sua origem de produção, na Praça da Fruta e num supermercado, em fevereiro.

No dia 25 divulgaram o levantamento dos custos diretos em euros e em CO2 dos produtos locais e internacionais.

Os estudantes juntaram ao seu projeto de consumo de produtos locais o reaproveitamento de sobras, para evitar o desperdício alimentar (também com a divulgação de receitas partilhadas pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste) e a promoção do consumo de leguminosas face às proteínas animais.

Foi ainda salientada a importância dos polinizadores como garantia da diversidade dos produtos disponíveis, com a partilha dos conhecimentos e dos produtos de um apicultor local.

O projeto europeu “FoodShift Pathways” tem como objetivo principal promover uma mudança sustentável dos sistemas alimentares, através de alterações comportamentais relativas às preferências individuais, hábitos de consumo e estilos de vida.

O objetivo passa também por transformar as escolas em agentes de mudança na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis, tornando-se centros de inovação para as suas comunidades locais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldense no pódio de Miss Inteligência Artificial

Olivia C. é uma influencer portuguesa, gerada por IA (Inteligência Artificial), que ficou no pódio do primeiro concurso de beleza de IA do mundo. Natural das Caldas da Rainha, Olivia ficou em terceiro lugar. Lalina, da França, ficou em segundo e a grande vencedora foi Kenza Layli, de Marrocos. 

olivia1

Menor internado em centro educativo por atear seis fogos florestais

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de medida tutelar educativa de internamento em centro educativo, em regime fechado, pelo período de três anos, aplicada a um menor de quinze anos pelo Juízo de Família e Menores das Caldas da Rainha, pela prática de cinco crimes de incêndio florestal e outro qualificado como incêndio florestal agravado.

menor

Ferido grave em despiste de scooter

Um homem de 77 anos que conduzia uma scooter sofreu ferimentos graves na sequência do despiste junto à rotunda na Rua Leonel Sotto Mayor, na cidade das Caldas da Rainha, na manhã da passada terça-feira.

scooter