João Almeida venceu a última etapa da Volta à Suíça, neste domingo, mas terminou a competição em segundo lugar, atrás do seu colega de equipa Adam Yates.
No contrarrelógio final o caldense chegou com nove segundos de vantagem sobre o britânico, reduzindo a distância que os separava, que se cifrou na contabilização geral em 22 segundos.
O domínio da UAE Emirates foi evidente e qualquer dos dois ciclistas podia acabar com a camisola amarela vestida.
Em terceiro ficou o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl – Trek), a 3 minutos e 2 segundos do vencedor da Volta à Suíça.
Por equipas, a UAE Team Emirates deixou a Ineos Grenadiers no segundo lugar, a 10 minutos e 41 segundos de diferença.
O corredor de A-dos-Francos, de 25 anos, realizou uma excelente prova. Na primeira etapa alcançou o quarto lugar, ficando nas 45ª e 24ª posições nas etapas seguintes, e repetindo o quarto lugar na quarta etapa. Na quinta etapa terminou em segundo lugar.
O ciclista caldense João Almeida venceu a etapa número seis e na sétima e penúltima etapa ficou em segundo lugar, com o mesmo tempo do camisola amarela. Chegaram à linha de meta lado a lado, mas para beneficiar da bonificação de dez segundos, o britânico finalizou em primeiro, enquanto o corredor das Caldas da Rainha ganhou um bónus de seis segundos.
Adam Yates estava com 31 segundos de vantagem sobre João Almeida à entrada para o contrarrelógio. Antes, o caldense havia dito que “estamos ambos muito fortes”. “Desde que façamos primeiro e segundo, não importa quem vença, acho que ficamos os dois felizes. Há um bom trabalho de equipa e existe sempre respeito mútuo, é o mais importante. No final, a equipa ganha”, manifestou.
Resta saber se foi combinado João Almeida deixar Adam Yates ganhar ou se qualquer um deles tinha liberdade para avançar para o triunfo individual, assegurada que estava a vitória coletiva.
Outros portugueses participaram na prova. Rui Costa (EF Education – EasyPost), três vezes vencedor da Volta à Suíça, terminou na 38ª posição, a 30 minutos e 54 segundos do camisola amarela. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi o 51º classificado, a 41 minutos e 37 segundos.
0 Comentários