Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 24° C
15° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
16° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde com atividades internacionais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Neste ano letivo, o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, de Peniche, desenvolveu atividades internacionais, no âmbito do Programa Erasmus+, como mobilidade de alunos e formação.
Mobilidade de alunos a Ourense, Espanha

Neste ano letivo, o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, de Peniche, desenvolveu atividades internacionais, no âmbito do Programa Erasmus+, como mobilidade de alunos e formação.

A formação “Gestão de conflitos, inteligência emocional e prevenção do bullying” decorreu em Barcelona, Espanha, envolvendo três funcionários, um técnico do Gabinete de Apoio ao Aluno e Família e dois assistentes operacionais.

Outra formação em Barcelona teve o tema “Conceber o Positivo: Pensamento Positivo, Comunicação Positiva e Espaços Escolares Positivos”, envolvendo uma professora do 1.º Ciclo e uma educadora. Abordou temáticas importantes como a educação positiva, a importância do humor e criatividade nas escolas, mindfulness, atividades práticas, entre outras.

Em Ourense, em Espanha, uma mobilidade de alunos envolveu seis alunos do 2.º e 3.º ciclos e três professores. Outra mobilidade foi em Bad Harzburg, na Alemanha, envolvendo seis alunos do 9.º ano que frequentavam o Clube Ubuntu da escola, acompanhados por uma professora e uma psicóloga.

Em ambos os casos conheceram o sistema de ensino do respetivo país, tendo ainda a possibilidade de participar em várias aulas. Procederam também a uma apresentação da cultura portuguesa, bem como da escola de Peniche e cidade.

Estas experiências permitiram desenvolver mais competências ao nível da aprendizagem e do conhecimento de realidades e técnicas usadas noutros países, ao mesmo tempo que se divulgou o trabalho feito em Peniche a outras escolas da Europa.

Para muitos dos alunos foi a primeira vez que se deslocaram para um país estrangeiro.

Estas atividades foram financiadas pelo programa Erasmus+ | Agência de Formação e Educação portuguesa.

Ao nível do acolhimento, foram recebidos três professores da Alemanha, que vieram ver como o Agrupamento de Escolas de Peniche e a Escola Secundária trabalham na área da educação especial. Cinco alunos e três professores da Alemanha vieram participar em diversas aulas e partilharam a sua cultura e pormenores da sua cidade.

Um professor de Espanha veio acompanhar aulas no 1.º ciclo, tendo estado na Escola Básica do Filtro e na Escola Básica Velha.

Para 2024/2025, no âmbito do Programa Erasmus+, o Agrupamento de Escolas já está a preparar várias atividades que dizem respeito ao envio e acolhimento de escolas parceiras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura