A Praça da Criatividade em Óbidos, foi cenário, no passado dia 13, de um evento organizado pela Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas, em parceria com a Concelhia do Partido Socialista de Óbidos e a Academia de Música de Óbidos.
A exposição fotográfica “A Democracia Passa Por Aqui” foi inaugurada com a presença de José Luís Carneiro, antigo ministro da Administração Interna e atual deputado à Assembleia da República, pela presidente da Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas, Cláudia Avelar, pelo presidente da concelhia do PS de Óbidos, João Moniz, pelos vereadores e deputados municipais do PS de Óbidos, entre membros de outras concelhias do distrito de Leiria e participantes.
A mostra, composta por mais de 400 fotografias da coleção pessoal de António Santos, co-fundador do Partido Socialista na concelhia de Figueiró dos Vinhos e combatente anti-fascista, convida os visitantes a uma autêntica viagem no tempo.
Entre as imagens expostas, destacam-se fotografias icónicas do 25 de Abril de 1974, a libertação dos presos políticos de Peniche, o retorno de Mário Soares e outros exilados políticos, e as celebrações do 1º de Maio de 1974. Estas imagens retratam momentos históricos em diversos concelhos do distrito de Leiria e do país, incluindo o comício do 1º de Maio FNAT em Lisboa.
O Coro da Academia de Música de Óbidos apresentou o concerto “Cantares de Abril”, que envolveu cerca de 300 alunos, para uma plateia de aproximadamente 800 pessoas, refere a Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas.
Após o sucesso da exposição na concelhia do PS de Pedrógão Grande, a nova apresentação em Óbidos superou todas as expectativas. “Este evento reforça a relevância de preservar a nossa memória coletiva e promove os valores democráticos que nos são tão ricos”, manifesta a Federação.
0 Comentários