Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 24° C
17° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
17° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Uma retrospectiva sobre a ascensão de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A história da seleção portuguesa nos campeonatos europeus de futebol é marcada por uma trajetória de evolução e conquistas, com momentos de glória e decepção.

A história da seleção portuguesa nos campeonatos europeus de futebol é marcada por uma trajetória de evolução e conquistas, com momentos de glória e decepção.

A participação de Portugal nos Campeonatos da Europa da UEFA, também conhecidos como Euro, começou de forma modesta, mas com o tempo a seleção construiu um legado importante e que importa ser recordado. Hoje em dia, e com a ajuda de possibilidades como as do Betano código promocional é possível ficar a saber ainda mais sobre as características dos jogadores, a capacidade das equipas adversárias e muito mais, algo que era bem mais difícil em décadas passadas.

Início e Primeiros Anos

Portugal estreou no Campeonato Europeu em 1960, mas só conseguiu sua primeira qualificação para a fase final em 1984, na França. Esse torneio marcou um ponto de viragem para a seleção portuguesa, que chegou às meias-finais. Liderada por jogadores talentosos como Fernando Chalana e Rui Jordão, Portugal enfrentou a França numa emocionante meia-final que terminou 3-2 após prolongamento, com a seleção anfitriã a sair vencedora.

Consolidação e Novas Esperanças

Após a participação de 1984, Portugal voltou a qualificar-se para a fase final em 1996, em Inglaterra. Nessa edição, emergiu uma nova geração de jogadores, incluindo Luís Figo, Rui Costa e João Pinto. Portugal chegou até aos quartos-de-final, onde foi eliminado pela República Checa com um golo de Karel Poborský.

A Era de Ouro

O Euro 2000, realizado na Bélgica e nos Países Baixos, viu Portugal atingir as meias-finais novamente, desta vez sob a liderança de Humberto Coelho como treinador. Com desempenhos memoráveis de Figo e da nova estrela Nuno Gomes, Portugal venceu a Inglaterra e a Roménia na fase de grupos, e depois eliminou a Turquia nos quartos-de-final. No entanto, a seleção foi derrotada pela França nas meias-finais, com um golo de ouro marcado por Zinedine Zidane.

O Euro 2004, sediado em Portugal, representou uma oportunidade de ouro para a seleção conquistar o seu primeiro título internacional. Com Luiz Felipe Scolari como treinador e Cristiano Ronaldo a despontar como uma jovem estrela, Portugal chegou à final após vencer equipas como a Espanha e os Países Baixos. Contudo, numa surpresa devastadora, Portugal perdeu a final para a Grécia por 1-0, com um golo de Angelos Charisteas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura