Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 24° C
17° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
17° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue vão alertar para carências

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue realizam-se nas Caldas da Rainha no dia 16 de junho, numa organização do Grupo Motard São Rafael, em colaboração com o Município de Caldas da Rainha, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), Associação de Dadores de Sangue das Caldas da Rainha, Associação do Chão da Parada e Centro Recreativo da Foz do Arelho.
Todos os dias são necessárias cerca de mil unidades de sangue para fazer face ao consumo dos hospitais

As comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue realizam-se nas Caldas da Rainha no dia 16 de junho, numa organização do Grupo Motard São Rafael, em colaboração com o Município de Caldas da Rainha, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), Associação de Dadores de Sangue das Caldas da Rainha, Associação do Chão da Parada e Centro Recreativo da Foz do Arelho.

As associações, grupos e núcleos de dadores de sangue serão homenageados pelo seu trabalho e empenho nesta causa.

“Além de agradecer aos dadores, este dia serve também para  incentivar mais pessoas a começar a fazer a sua dádiva de sangue”, diz Alberto Mota, presidente da FEPODABES.  “Todos os dias são necessárias cerca de 1000 a 1100 unidades de sangue para fazer face ao consumo dos hospitais”, realça.

“O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados, entre outros) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais”, faz notar.

No que toca à promoção da dádiva de sangue, o presidente da FEPODABES lembra que “em todo o país a promoção da dádiva de sangue é feita por dirigentes voluntários das associações /grupos e núcleos de dadores de sangue, o qual merecem o nosso muito obrigado”.

A FEPODABES apela à “regulamentação do Estatuto do Dador de Sangue, aprovado em 2012,  o qual nunca foi regulado e assim há várias medidas do mesmo estatuto que não estão a ser cumpridas“, refere Alberto Mota, além de alertar mais uma vez “para a falta de profissionais de saúde, nomeadamente nos três Centros de Sangue do Instituto Português do Sangue e da Transplantação”, carência que “nos últimos tempos tem sido a causa maior dos cancelamentos de brigadas de colheitas de sangue no exterior dos três centros”.

A federação reivindica ainda que os dadores “devem voltar a ter o direito à dispensa laboral no dia em que realizam a dádiva, possibilidade que lhes foi retirada em 2011, durante a presença da Troika em Portugal”.

“A Assembleia da República aprovou em 2012 o Estatuto do Dador de Sangue, mas manteve essa lacuna, deixando por resolver uma das questões que tem impacto direto no número de dadores diariamente”, vinca.

Nas comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue são esperados cerca de mil participantes, que chegarão pelas 09h30. A concentração das associações, pelas 10h00, acontecerá na Rotunda da Rainha, onde será prestada homenagem à rainha fundadora das Caldas da Rainha, com aposição de uma coroa de flores e presença da Banda Filarmónica de Alvorninha.

Segue-se um desfile das associações, com o acompanhamento da Banda Filarmónica de Alvorninha até ao tabuleiro da Praça 25 de Abril, nos Paços do Concelho.

Às 11h15 haverá uma sessão de boas vindas e sessão solene, ao ar livre, com discursos das entidades presentes (presidente do Município de Caldas da Rainha, presidente da FEPODABES e entidades convidadas).

O desfile das associações prosseguirá até ao parque de estacionamento junto à PSP e às 12h30 na Expoeste ocorrerá o almoço convívio. Atuarão o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros” do Bairro dos Arneiros, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros“ de Alvorninha e o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras“ da Fanadia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escultura de homenagem à PSP deixa polícias emocionados pela ligação à comunidade

Foi inaugurada na passada sexta-feira uma escultura de homenagem à PSP na sede da Divisão Policial das Caldas da Rainha, a propósito dos 150 anos do Comando Distrital. Peça da autoria de Carlos Oliveira em parceria com a empresa MVC Portuguese Limestones, representa “um gesto de apreço pela entrega abnegada dos nossos polícias no que fazem na defesa dos que mais precisam”, considerou o superintendente, Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, presente na cerimónia.

escultura1 1

Caldense no pódio de Miss Inteligência Artificial

Olivia C. é uma influencer portuguesa, gerada por IA (Inteligência Artificial), que ficou no pódio do primeiro concurso de beleza de IA do mundo. Natural das Caldas da Rainha, Olivia ficou em terceiro lugar. Lalina, da França, ficou em segundo e a grande vencedora foi Kenza Layli, de Marrocos. 

olivia

Menor internado em centro educativo por atear seis fogos florestais

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de medida tutelar educativa de internamento em centro educativo, em regime fechado, pelo período de três anos, aplicada a um menor de quinze anos pelo Juízo de Família e Menores das Caldas da Rainha, pela prática de cinco crimes de incêndio florestal e outro qualificado como incêndio florestal agravado.

menor