Q

Previsão do tempo

24° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 24° C
24° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

La Vie adotou ações de sustentabilidade ambiental com projeto Go Green

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O La Vie Caldas da Rainha comemorou no passado dia 6 o seu projeto “Go Green” – Shopping Sustentável, iniciado em 2021, com a missão de promover e incentivar as boas práticas ambientais que o shopping pratica. Foi feito o balanço das atividades desenvolvidas nos últimos anos e foram anunciadas as ações até ao final de 2024.
Equipa da Widerproperty e parceiros do projeto Go Green

Presentes estiveram nove entidades do concelho com as quais o centro comercial renovou o protocolo no âmbito deste projeto e duas que celebraram pela primeira vez.

Luís Loureiro, administrador da Widerproperty, apresentou a evolução do Go Green para 2024, abrindo horizontes e alargando-os para lá da sustentabilidade ambiental, fixando objetivo nas práticas e políticas ESG (Environmental, Social and Governance).

A Widerproperty, como entidade gestora, sensibilizada para a questão da sustentabilidade e proteção do meio ambiente lançou o projeto Go Green, que consistiu na congregação da dimensão social, económica e ambiental, com o objetivo da interação local com a comunidade, entidades públicas e privada da região.

Recordou que quando iniciaram o projeto em 2021 tinham seis parceiros e agora são onze e que o objetivo é continuar a crescer e fazer novas parcerias que queiram contribuir para um planeta mais sustentável.

O administrador disse que os centros comerciais “são claramente projetos cruciais como gestores de trabalhar para a sustentabilidade humana desta comunidade e região em que estamos inseridos”. Referiu ainda que assumiram o compromisso de “valorizar e optar sempre que possível por fornecedores locais, reduzindo assim a sua própria pegada ecológica” e fazem também “uma seleção dos fornecedores que têm uma política de sustentabilidade e isso faz a diferença”.  

João Xavier, diretor do Retail Widerproperty, referiu alguns eixos do projeto, como a reciclagem, onde o La Vie das Caldas disponibiliza pontos de recolha de vidro com benefício para o cliente como descontos nas lojas e garante a triagem de resíduos.

Revelou que os centros comerciais sob gestão da Widerproperty aumentaram a reciclagem. Em 2021 foram reciclados 71005 kg de papel e cartão e em 2023 foram 123742 Kg. Em 2021 foram reciclados 3126 Kg de vidro e 6280 Kg em 2023. A reciclagem do metal também aumentou para o dobro, só o plástico baixou devido às novas medidas de reduzir o consumo de plástico.

A Economia Circular é outro eixo importante do La Vie com o objetivo de impulsionar ações como a Troca por Troca que se baseia na troca de livros entre os clientes dos centros comerciais convidados, incentivando assim a experiência da partilha e a leitura.

Outro projeto é o Foodcourt “Campanha de Sensibilização Desperdício Alimentar”, onde são facultadas gratuitamente caixas para os clientes levarem as sobras de comida e assim reduzir o desperdício alimentar. Foram disponibilizadas mais de 3000 embalagens.

A redução de consumos é também um eixo importante das práticas ESG da Widerproperty. Existem estratégias de redução de consumos hídricos através da instalação de equipamentos sanitários mais eficientes. Um dos objetivos é ainda a redução de energia, através de iluminação mais eficiente (com LED e classe A) e a instalação de painéis fotovoltaicos. Existe também o cuidado de instalar sistemas que previnam e detetem fugas de água, poupança de energia nas escadas e tapetes rolantes, troca de equipamentos de climatização por outros mais eficientes, entre outras medidas.

Existem igualmente os contratos verdes com uma utilização de materiais sustentáveis nos trabalhos de remodelação e manutenção do centro comercial e das lojas, cumprindo as normas europeias para o efeito e o compromisso de manutenção um programa eficiente de gestão de resíduos para o edifício.

O projeto Go Green reforçou as suas parcerias com a entrada da ColorADD – sistema de identificação de cores para daltónicos e da Infancoop.

O La Vie Caldas realiza ao longo do ano várias ações de forma a tomar-se mais inclusivo. Há disponibilização de espaço para diversas ações desde a saúde á cultura, ao lazer, família e comunidade local, exposições e demonstrações de dança e modalidades desportivas.

Câmara lança projeto piloto de recolha de biorresíduos

Estiveram presentes no evento os representantes das entidades associadas ao Go Green La Vie, como a PSP, GNR, Associação PATO, Blueotter, Oceanos sem Plásticos, Geoparque Oeste, Colégio Rainha D. Leonor, Power Dot, União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, e o Município das Caldas da Rainha, representado por António Vidigal.

O representante da Câmara destacou a preocupação da Widerproperty com a sustentabilidade, revelando que “também o Município tem uma equipa a trabalhar em projetos ligados ao ambiente que promovam a sustentabilidade e a consciencialização dos cidadãos com o intuito de preservar o nosso local de vida”. 

O responsável revelou que vão lançar um projeto piloto para garantir uma transição para a “recolha seletiva de biorresíduos e introduzir aos cidadãos a oportunidade de fazer a triagem dos seus resíduos para fazer a compostagem, onde vamos envolver vários parceiros como o La Vie Caldas da Rainha”. 

António Vidigal realçou ainda as várias ações feitas na área da educação ambiental, inclusive nas escolas. 

La Vie 2
 Luís Loureiro, administrador da Widerproperty, apresentou a evolução do projeto Go Green
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escultura de homenagem à PSP deixa polícias emocionados pela ligação à comunidade

Foi inaugurada na passada sexta-feira uma escultura de homenagem à PSP na sede da Divisão Policial das Caldas da Rainha, a propósito dos 150 anos do Comando Distrital. Peça da autoria de Carlos Oliveira em parceria com a empresa MVC Portuguese Limestones, representa “um gesto de apreço pela entrega abnegada dos nossos polícias no que fazem na defesa dos que mais precisam”, considerou o superintendente, Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, presente na cerimónia.

escultura1 1

Caldense no pódio de Miss Inteligência Artificial

Olivia C. é uma influencer portuguesa, gerada por IA (Inteligência Artificial), que ficou no pódio do primeiro concurso de beleza de IA do mundo. Natural das Caldas da Rainha, Olivia ficou em terceiro lugar. Lalina, da França, ficou em segundo e a grande vencedora foi Kenza Layli, de Marrocos. 

olivia

Menor internado em centro educativo por atear seis fogos florestais

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de medida tutelar educativa de internamento em centro educativo, em regime fechado, pelo período de três anos, aplicada a um menor de quinze anos pelo Juízo de Família e Menores das Caldas da Rainha, pela prática de cinco crimes de incêndio florestal e outro qualificado como incêndio florestal agravado.

menor