Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
24° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C

Profissão religiosa da irmã Ana Margarida Lucas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha acolheu a realização, na Igreja Paroquial, da profissão religiosa da irmã Ana Margarida Lucas, antecedida por uma vigília de oração, que contou com algumas dezenas de paroquianos e irmãs da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.
Confirmação de admissão na Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

A Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha acolheu a realização, na Igreja Paroquial, da profissão religiosa da irmã Ana Margarida Lucas, antecedida por uma vigília de oração, que contou com algumas dezenas de paroquianos e irmãs da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Foi um momento de oração e reflexão, intercalado com cânticos, que incluiu um espaço de perguntas respondidas por Ana Lucas e que terminou com a adoração eucarística.

Na celebração, a 1 de junho, participaram irmãs das várias casas que a Congregação tem em Portugal, de diferentes nacionalidades e incluindo uma irmã que veio expressamente da Albânia. Estiveram presentes os familiares, amigos e ex-colegas de Ana Lucas e os representantes das entidades convidadas: Alice Gesteiro, da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, Maria da Conceição Pereira, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha, e Fernando Alves, da direção do Centro Social Paroquial.

Presidiu a esta celebração o Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, sendo concelebrantes o Prior Provincial Frei José Manuel Fernandes, da Ordem dos Pregadores (Dominicanos), os párocos padre Joaquim Costa e padre Alfredo Ferreira, e outros padres e diáconos da diocese e da ordem dominicana.

No ritual próprio da celebração e perante a irmã Rosilene Linares, Madre Geral da Congregação, Ana Lucas confirmou o desejo de ser admitida definitivamente na Congregação, comprometendo-se a observar os votos de pobreza, obediência e castidade bem como as leis da Congregação, com dedicação total da sua vida ao serviço da Igreja.

Seguiu-se o canto da Ladainha dos Santos, em que Ana Lucas se prostrou no chão sobre um pano típico de Timor-Leste (país onde fez voluntariado em 2012), a Profissão e a assinatura da ata sobre o altar. Este ritual terminou com a imposição da aliança e a saudação a todas as irmãs presentes.

No final, Ana Lucas agradeceu a todos os que contribuíram para o seu percurso de vida, desde a catequista Fernanda Simões e o padre Joaquim Duarte (pároco 2001-2015), ao próprio D. Manuel Clemente que a crismou e que anos mais tarde acabou por dar um impulso na decisão de prosseguir a vida religiosa, ao grupo de Voluntariado Teresa de Saldanha, às Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, aos párocos e à comunidade paroquial, à Madre Geral e aos que não puderam estar presentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldense no top 12 do concurso Miss Portugal

Érica Batim Moreira representou Caldas da Rainha no concurso Miss Portugal 2024, destacando-se ao ser selecionada para o top 12, onde estavam concorrentes de Amarante, Ourém, Viana do Castelo, Vizela, Oliveira do Bairro, Sintra, Paços de Ferreira, Ponta Delgada, Seixal, Vila Nova de Cerveira e Seia.

batim site

Apartamento assaltado

Um apartamento foi assaltado na manhã do passado dia 18 na Travessa do Sol Nascente (junto ao Campo da Feira), nas Caldas da Rainha.

FootMania concentra dezenas de equipas de futebol juvenil

Entre 26 de junho e 7 de julho, Caldas da Rainha volta a acolher o FootMania, torneio internacional de futebol juvenil, que envolve a participação de jovens nacionais e estrangeiros, seus treinadores, dirigentes e familiares.