O andebol aproximou-se do ambiente medieval e de vários locais emblemáticos da vila de Óbidos, numa união entre o desporto e o património cultural promovida pela Federação de Andebol de Portugal.
A primeira edição do evento aconteceu em 2019 e o Agrupamento Escolas Josefa de Óbidos é um dos participantes associados.
Ricardo Costa, professor de educação física do Agrupamento Escolas Josefa de Óbidos, explicou que iniciaram a prática do andebol no Agrupamento Escolas Josefa de Óbidos e pelo número de alunos que conseguiram movimentar em curto espaço de tempo “acabou por suscitar o interesse quer da Associação de Andebol de Leiria quer da Federação de Andebol de Portugal e depois surgiu um protocolo para a organização do “Andebol & Cultura”.
Segundo o docente, o evento realiza-se todos os anos em localidades com monumentos históricos como Batalha e Alcobaça, e estando nós perto do Castelo de Óbidos lançaram-nos o desafio”.
A primeira edição que o professor organizou decorreu há três anos e em 2023 não conseguiu realizar o evento porque estava lesionado e “este ano fizemos a segunda edição, que coincidiu com a festa de encerramento do desporto escolar, da modalidade de andebol, que juntou outras escolas do Oeste”.
“Tivemos três conjuntos de atividades. Um grupo jogou andebol no pavilhão e ao mesmo tempo que essa atividade decorria no castelo tínhamos a decorrer uma gincana de bicicletas e uma prova de orientação”, referiu.
Segundo Ricardo Costa, contaram ainda com a colaboração do Município de Óbidos, “não só na cedência de espaços como tivemos a presença da Rainha Santa Isabel trajada a rigor que recebeu os alunos no Largo de Santa Maria e passou-lhes alguns conteúdos históricos importantes”.
Para a iniciativa contaram com a colaboração de doze estudantes voluntários do décimo segundo ano que já “me acompanham desde o primeiro ano que eu estou na escola (2021) e que têm cooperado de forma exemplar em todas as atividades desportivas desta modalidade”, contou o professor. “São muito proativos e criaram uma relação extremamente positiva com todos os alunos, inclusive com as crianças do 1º ciclo que também jogam andebol”, acrescentou.
Ricardo Costa destacou que esta iniciativa faz a simbiose entre a modalidade e a cultura e que é “uma mais valia para os jovens participantes”.
Para o professor, o evento alia “a dinâmica dos clubes de andebol à possibilidade de as crianças, para além de praticarem a modalidade, poderem visitar os monumentos históricos”.
0 Comentários