Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Rotary fez entrega simbólica de cão-guia a jovem surfista

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Rotary Club das Caldas da Rainha fez no passado dia 25, no Parque D. Carlos I, a entrega simbólica de um cão-guia à jovem tricampeã mundial de surf adaptado, Marta Paço, que é de Viana do Castelo.
O Rotary Club das Caldas juntou-se para a entrega simbólica do cão-guia

Foi durante a “Rota do Voluntariado Local”, organizada pela União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que juntou 14 entidades que desenvolvem trabalho humanitário, que os rotários caldenses decidiram fazer a entrega simbólica do cão-guia.  

Segundo a presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha, Hélia Silva, “é um projeto do club iniciado no ano rotário 2022/2023 na presidência do companheiro Carlos Pinto Machado e foi desenvolvido e concluído neste ano rotário 2023/2024”.

Os rotários caldenses angariaram fundos de várias formas, apoiando assim a entrega do cão-guia a Marta Paço. “Fizemos a Festa Branca, em que uma parte da receita foi para este projeto e também vendemos cães de peluche que nos foram oferecidos pelo companheiro Patrick Favre no âmbito do Rotary Neuchâtel na Suíça. Quem os foi buscar foi a empresa Transwhite, que transportou os cãezinhos de peluche para nós vendermos”, explicou Hélia Silva.

A presidente do club caldense agradeceu à administradora da empresa Transwhite, Manuela Sábio, que “muito contribuiu para o sucesso deste projeto, que me sensibiliza muito porque estamos a dar mais qualidade de vida à jovem surfista, que é uma inspiração para todos”.

A responsável agradeceu ainda a todas as pessoas “que compraram os cãezinhos na Expotur e aos que compraram o bilhete para a Festa Branca e a todos envolvidos no projeto, nomeadamente o Município e a União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório”. 

Joaquim Monteiro, membro do Rotary Club das Caldas, disse que teve “a honra de coordenar este projeto, que só foi possível com a colaboração de todos os que fazem parte do nosso club”.

Realçou Patrick Favre, que “fazia parte do Rotary Neuchâtel na Suíça e que também era membro do nosso club, que ofereceu mil peluches como forma de angariação para o cão-guia”.

O rotário destacou ainda a Escola de Cães Guia para Cegos de Mortágua, que também se prontificou a ajudar-nos. “Tivemos a sorte de haver um cão-guia disponível, uma vez que existe uma lista de espera de três anos”, relatou.

Marta Paço, atleta que treina no Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo, sagrou-se tricampeã do mundo na categoria feminina VI 1 no Mundial ISA de Para Surfing, que decorreu em Huntington Beach, na Califórnia.

A jovem surfista, que é cega de nascença, está muito feliz com a companhia do cão-guia, que se chama “Ginko” e é um Golden Retrevier cão-guia.

A desportista agradeceu ao Rotary Club das Caldas da Rainha pelo apoio, salientando que “estes cães fazem uma grande diferença na vida de muitas pessoas cegas e agora da minha”.

“A palavra de ordem hoje é agradecer todo o esforço que foi feito nomeadamente na organização dos eventos para este projeto”, disse a jovem.

“Graças a vocês hoje o Ginko está comigo e espero que seja um cão que trabalhe muito bem, mas acima de tudo que seja muito feliz”, adiantou.

Já tem o Ginko há cerca de três semanas e disse ao JORNAL DAS CALDAS que tem sido “uma descoberta mútua” e de “conexão profunda”, que permitiu ultrapassar “qualquer barreira física”.

Nuno Gouveia, coordenador geral da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual – ABAADV, revelou que o papel da Segurança Social “resume-se a um acordo atípico, que nos garante nesta fase aproximadamente 50% do nosso orçamento anual e os outros 50% temos que ser nós enquanto instituição a procurar receita, o que significa que esta ajuda foi de extrema importância”.

Referiu que a ABAADV é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos e que está este ano a comemorar os 25 anos, tendo entregue neste período 282 cães. “Trabalhamos em todo o território do país e nas Caldas da Rainha temos dois cães nossos a trabalhar com cegos”, contou.

Segundo Nuno Gouveia, um cão está pronto a ser entregue ao seu utilizador ao fim de 24 a 26 meses, num trabalho que começa logo na nascença do animal. “Depois esses cachorros são colocados em famílias de acolhimento com disponibilidade de sociabilizar o cão”, explicou.  

O presidente da Câmara, Vitor Marques, referiu que Marta Paço “ganhou um amigo especial”, agradecendo ao Rotary Club pelo projeto, que “juntou muitas pessoas pela mesma causa”.

No dia 27 de julho vai decorrer a Festa Branca, organizada pelo Rotary Club das Caldas, nos Jardins do Palácio Real, com o intuito de angariar fundos para bolsas de estudo e outros projetos.

cao guia 1
A jovem surfista Marta Paço ganhou a companhia do Ginko
cao guia 3
Hélia Silva, Marta Paço e Manuela Sábio
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1