Foi na zona do Parque das Bicicletas que as entidades, cada uma com a sua tenda, se uniram e mostraram ao público os inúmeros projetos de voluntariado que existem nas Caldas da Rainha de missão de entreajuda.
Segundo o presidente da União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, o objetivo passou por “sensibilizar a população para a missão do voluntariado, promovendo o contacto com organizações de ação social e humanitária, e dar a conhecer o grupo de pessoas inspiradoras que contribuem para a construção de um concelho melhor”.
“Foi uma forma das pessoas ficarem a conhecer melhor as associações locais, os seus objetivos e suas necessidades”, adiantou o autarca.
Estiveram presentes associações com causas distintas que trabalham na área de cariz social, animal e ambiental. “Trabalham em diversas áreas, mas todas têm em comum o trabalho voluntário meritório enquanto expressão de cidadania ativa numa missão de entreajuda e entrega”, salientou Pedro Brás.
O intuito é também as “diferentes entidades mostrarem o que precisam e ainda as associações conhecerem-se umas às outras”, referiu.
Para a iniciativa foi criado um jogo onde as pessoas recebiam um cartão onde estavam identificadas todas as associações e depois passavam por cada instituição e respondiam a um desafio e recebiam um carimbo. “Quando faltava apenas um carimbo para terminarem a rota, a associação com quem finalizaram o percurso em vez de carimbar escrevia “entregue”, o que significa que estavam reunidas as condições para ser entregue um saco de pano feito de propósito para a iniciativa e que tinha no interior jornais locais e bolos secos entregues pela Refood Caldas da Rainha”, explicou Pedro Brás.
Segundo o presidente, foram feitos mil sacos personalizados com o nome “Rota do Voluntariado Local”, que foi sugerido pela coordenadora do núcleo das Caldas da Rainha da Refood, Carla Jesus, e depois a imagem do logotipo foi criada pelo designer Manuel Bandeira Duarte, que também faz parte da Associação Ambiental “Ágora”.
“Esta foi a primeira edição e estamos a pensar realizar a “Rota do Voluntariado Local” duas vezes por ano. Temos tido várias reuniões com todas as associações e o ambiente tem sido fantástico e criaram-se sinergias entre as várias entidades”, salientou Pedro Brás. Deu o exemplo de “uma senhora com um problema oncológico que está a ser ajudada pelo Olha-Te e que também tinha um animal de estimação e como está com poucos recursos financeiros a responsável pelo Olha-Te falou com uma associação que ajuda animais que se prontificou a dar alimentos”. “Algumas associações já estão a trabalhar em rede”, sublinhou o autarca, que considera importante “dignificar, enaltecer e apoiar o voluntariado, porque é cada vez mais crucial na nossa sociedade”.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Manuel Bandeira Duarte disse que fez um logotipo “universal para se poder utilizar em qualquer evento e representa todas as associações na vertente dos animais, alimentação, saúde, ambiental, humanitária e também reproduz os voluntários”.
A “Ágora”, de que faz parte, é uma organização com cerca de um ano e que tem na sua génese de duas iniciativas cívicas: a #ecodogswalk e a #CALDASSempreLimpa. Tem como missão contribuir para que a comunidade do concelho das Caldas ganhe “consciência ecológica, numa perspetiva de preservar os recursos e aumentar a capacidade de adaptação dos cidadãos face às consequências das alterações climáticas na região”.
Destacou o jogo com a entrega do saco, que fez com que as “pessoas visitassem e conhecessem todas as entidades”. “Foi acima de tudo um momento de partilha, onde conversámos com os visitantes, brincámos com as crianças e trocámos sorrisos com os voluntários das associações presentes”, relatou.
Célia Antunes, do Olha-te, que tem como missão apoiar gratuitamente doentes oncológicos e familiares diretos, disse que foi um evento “extraordinário que juntou um grupo de pessoas pela proposta de Pedro Brás e já perguntei quando é que se vai realizar o próximo porque fomenta-se aqui uma partilha e um conhecimento”. “Consegue-se neste tipo de eventos uma proximidade com outras entidades que é extremamente importante e traz vantagens para todos”, afirmou.
Participaram na “Rota do Voluntariado Local” a Refood Caldas da Rainha, o Banco Alimentar do Oeste, Crapaa- Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados, Rotary Club das Caldas da Rainha, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ágora – Associação Ambiental, Cruz Vermelha Portuguesa Litoral Oeste Norte, Associação Rede Leonardo Da Vinci – Proteção Animal, Adra – Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência, Viagem de Volta, Coração com Vida, Olha-Te, Ordem do Trevo e Soroptimist International de Caldas da Rainha.
0 Comentários