Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Noite de “Observação Astronómica” na Escola Rafael Bordalo Pinheiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em colaboração com o Centro Ciência Viva de Constância, proporcionou a 120 pessoas, no passado dia 23, uma noite dedicada à observação astronómica.
Os participantes da iniciativa observaram os objetos celestes através de um telescópio

No exterior do estabelecimento de ensino estava tudo escuro, tendo a iluminação de algumas ruas, a pedido da escola, sido desligadas durante cerca de duas horas para a atividade. No local havia três telescópios e binóculos (dois com oculares e um digital) apontados para o satélite natural, bem como a outros objetos cósmicos.

A lua cheia e as estrelas eram as únicas luzes que iluminavam o céu.

A atividade foi dinamizada por três mediadores de ciência, Sandra Marques, Miguel Bento e Ana Santos, do Centro Ciência Viva de Constância – Parque Temático de Astronomia, que se localiza do distrito de Santarém. Foi uma visita guiada ao céu noturno da cidade, onde se pôde observar e aprender a orientação pela polar, identificar as constelações e estrelas. Foram abordados conceitos básicos de astronomia à medida que os participantes observaram através de telescópios diversos objetos no céu noturno.

Segundo Sandra Marques, a astronomia é um “tema que cativa bastante as pessoas, nomeadamente os alunos que gostam muito destas observações noturnas no céu”.

“Eles hoje tiveram muita curiosidade e questionaram-nos sobe o bólido (classificação de meteoro que brilha mais do que a lua cheia) que passou em Portugal no passado fim de semana. Também perguntaram sobre como se formam as auroras boreais, porque também tivemos há umas semanas alguns fenómenos no país, o que é raro”, contou ao JORNAL DAS CALDAS

“Também há muita curiosidade sobre as constelações, porque foi um tema que se retirou dos programas de físico-química do 7º ano e que eles acham piada”, adiantou.

Os alunos fizeram igualmente questões sobre as matérias que dão nas disciplinas de geografia e físico-química. 

Durante o dia os mediadores de ciência do Centro Ciência Viva de Constância estiveram na escola e dinamizaram em várias turmas um planetário educativo móvel. 

O diretor do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Jorge Pina, que também participou na “Noite de Observação Astronómica”, fez um balanço muito positivo, revelando que foi “uma experiência enriquecedora e fascinante, proporcionando uma conexão direta com o universo”.

Segundo este responsável, a iniciativa surge no Plano Anual de Atividades no âmbito da disciplina na área de integração agregada à turma do secundário Técnico de Desporto. Foi dinamizada pela professora Manuela Silva e pela turma, que contactaram o Centro Ciência Viva de Constância. “Durante o dia as turmas puderam visionar e aprender um conjunto de conceitos astronómicos e à noite a iniciativa foi aberta à comunidade educativa. O objetivo é que se conseguisse observar as diferentes constelações e uma variedade de objetos celestes”, relatou.

O diretor explicou que a “Noite de Observação Astronómica” é mais visível preferencialmente longe da poluição luminosa urbana, então solicitou à Câmara para “momentaneamente desligar as luzes de algumas ruas junto à escola”. No entanto, “não foi possível desligar tudo para não criar um alarme social”. 

Jorge Pina revelou que é intenção do Agrupamento adquirir telescópios para poder realizar mais iniciativas deste género. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1