Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Almoço na EHTO uniu sabores e gerações

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um encontro intergeracional na Escola de Hotelaria do Oeste (EHTO), no passado dia 17, uniu gerações num almoço onde os alunos do 2º ano dos cursos de Técnico de Cozinha e Pastelaria e Restaurante e Bar receberam os seus pais e avós no restaurante pedagógico Ferreira da Silva.
Alunos, professora e chefs responsáveis pela organização do encontro intergeracional

O evento “Intergeracionais-Sabores” levou os convidados a uma viagem no tempo através da década dos anos 50, passando pelos anos 80 e terminando na década de 2000. 

Os futuros chefes de cozinha confecionaram os pratos e os alunos de Restaurante e Bar fizeram os cocktails e serviram as iguarias. Os alunos utilizaram a sua criatividade e apresentaram o menu num origami de papel.

O almoço contemplou uma aventura pelos cinco sentidos, que iniciou com a representação da década dos anos 50, onde os clientes degustaram a sopa da pedra, melão com presunto, carpaccio de polvo e açorda com petingas. Bloody Mary, Cuba Libre e Cosmopolitan foram os cocktails que acompanharam as iguarias dos anos 50. O momento foi abrilhantado por um momento musical da responsabilidade dos alunos com a canção “Uma casa portuguesa”, de Amália Rodrigues.

Já no restaurante pedagógico decorreu o segundo momento, onde o prato servido foi salmão com molho de maracujá. Antes do terceiro momento, onde a estrela foi a jardineira, apareceu Michael Jackson que fez furor nos anos 80.

As sobremesas servidas representaram a década 2000, onde os alunos animaram os convidados ao som do cantor Eminem.

Formigos, Baba de Camelo, Petit Gâteau com texturas de laranja acompanhado pelo chá gelado, cativaram os clientes presentes.

O almoço teve a coordenação dos chefs de cozinha Tiago Costa e Ricardo Ferreira e os chefs de sala Marisa Rosa e João Dinis.

A professora de francês e espanhol e orientadora das Turmas do 2º ano dinamizadores deste projeto, Lurdes Elói, explicou que a iniciativa “Encontros Intergeracionais-Sabores” iniciou no passado ano letivo com o intuito de fazer a “ligação da escola com a família”. “Fizemos um primeiro encontro em janeiro 2023, onde tivemos os avós na escola a cozinhar receitas que trouxeram”, contou, acrescentando que convidaram ainda alunos da Universidade Sénior Rainha D. Leonor que “foram avós emprestados para alguns alunos que não puderam ter os familiares presentes”.

Fizeram também um lanche com utentes da Universidade Sénior, onde mostraram uma curta-metragem que fizeram intitulada “O Sonho da Rainha D. Leonor”. “Esse vídeo está disponível na página da escola e é sobre a Rainha D. Leonor que faz uma visita às instalações da EHTO e encontra os alunos no papel de professores, segurança, diretor e estabelece um diálogo interessante conforme vai conhecendo a escola”, explicou a docente.

O projeto terminou com este almoço, que culminou com o terceiro encontro de sabores que unem gerações, onde além dos avós convidaram alguns pais dos alunos “para partilharem esta viagem no tempo”.

Segundo Lurdes Elói, as ementas “foram escolhidas pelos alunos que fizeram algumas pesquisas e perguntaram aos familiares o que se comia naquela época”.

Incentivar os alunos a criar novas receitas que misturem ingredientes e técnicas de diferentes épocas também é um dos objetivos deste projeto.

A docente destacou a interligação da escola com os “familiares”. “Nós ensinamos os conteúdos e damos as ferramentas, mas os valores vêm dos pais e avós”, salientou.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, que convidou para o almoço a sua mãe e o seu pai, que fez naquele dia fez 80 anos, realçou que o evento “é uma experiência enriquecedora para todos os participantes, promovendo a troca de conhecimentos e a valorização da diversidade etária e das famílias, que são sempre bem-vindas à escola”.

A vereadora com o pelouro da educação da Câmara das Caldas, Conceição Henriques, disse que este convívio é muito importante, destacando a “aprendizagem que os jovens podem ter com os mais seniores”. 

No dia 28 de maio vai decorrer a iniciativa “A Ferro e Fogo”, que este ano terá lugar no Jardim de Água, obra de Ferreira da Silva, situada atrás do Chafariz das Cinco Bicas. As inscrições, que podem ser feitas através do telefone 262001500, estão abertas até 27 de maio.

Encontro 2
“Uma casa portuguesa”, de Amália Rodrigues, representou os anos 50
Encontro 3
Michael Jackson recordou os anos 80
Encontro 4
Eminem representou a década 2000
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1