Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Feriado municipal celebrado com a população

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi em frente ao Hospital Termal, no largo Rainha D. Leonor, que os dois principais representantes políticos do concelho, os presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal, se dirigiram à população para evocar o Dia da Cidade e a sua fundadora.

Foi em frente ao Hospital Termal, no largo Rainha D. Leonor, que os dois principais representantes políticos do concelho, os presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal, se dirigiram à população para evocar o Dia da Cidade e a sua fundadora.

Lalanda Ribeiro recordou o “ato de amor” que foi a criação do Hospital Termal, ao qual “respondemos todos os anos com outro ato de amor, que é homenagear a nossa fundadora”.

Antes destes discursos, a cidade prestou a devida homenagem à rainha D. Leonor, com uma guarda de honra da Escola de Sargentos do Exército. Os representantes das diversas forças políticas, mas também de entidades e associações locais, depositaram, como habitualmente, várias coroas de flores junto à estátua.

O momento contou ainda com a presença dos Bombeiros das Caldas da Rainha e da sua fanfarra, mas também com a música da Sociedade Filarmónica Catarinense e da Sociedade Filarmónica de Alvorninha.

O cortejo de homenagem seguiu até ao Largo da Rainha D. Leonor, onde foi feita a apresentação pública de duas novas viaturas dos Bombeiros das Caldas da Rainha. O novo veículo florestal de combate a incêndios teve como patrono a Câmara Municipal e a nova ambulância de socorro é apadrinhada pela família proprietária do restaurante Lisboa.

Antes da tradicional visita da população ao Hospital Termal, da janela do Balneário Novo, Joana Rodrigues e Tiago da Neta proporcionaram um momento musical para todos os presentes.

Depois disso, discursaram o presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, e o presidente da Câmara Municipal, Vítor Marques.

Lalanda Ribeiro mostrou a sua satisfação por ver a grande adesão da população a estas cerimónias, assim como terem aparecido ainda mais entidades a participarem na homenagem à Rainha. Também Vitor Marques afirmou estar contente por ver “como o povo das Caldas saiu à rua”, salientando que o concelho das Caldas tem uma grande força associativa e isso esteve patente neste dia.

O presidente da Assembleia lembrou que a génese das Caldas da Rainha está ligada à saúde e que “a luta pela localização do novo hospital do Oeste tem de continuar”.

Vitor Marques referiu que Caldas da Rainha tem vindo a dar uma resposta hospitalar a toda a região e que a Câmara tem feito investimentos no próprio hospital, lamentando que depois de um investimento tão grande na maternidade caldense “esta esteja fechada quatro ou cinco dias por semana”.

O edil caldense protestou também contra todas as limitações no acesso aos médicos de família e pediu que todos estejam unidos na luta pela localização do novo hospital, mas também para que o governo proporcione melhores condições de saúde. “Há uma má gestão dos recursos existentes”, acusou.

O presidente da Câmara abordou ainda o Masterplan para o Termalismo, documento estratégico que espera poder contribuir para que Caldas da Rainha volte a ter um papel de destaque nesta valência.

“Temos de avançar para a construção de um novo balneário termal, para dar resposta a cerca de 20 mil pessoas e assim rejuvenescer a nossa cidade”, destacou.

Ambos os autarcas sublinharam ainda a importância do trabalho dos bombeiros caldenses e a importância de poderem apresentar neste dia mais meios para efetuarem a sua missão.

O presidente da Câmara convidou depois a população a fazer a tradicional visita ao Hospital Termal “onde tem sido prestado um trabalho de excelência”.

No interior do Hospital Termal, o major Telmo Manuel da Conceição apresentou a sua exposição de artesanato e arte popular “25 de Abril de 74 – Vivências e Memórias”, que está patente até 30 de maio na recém-inaugurada sala Dr. Mário Gonçalves.

A mostra é composta por 24 peças de diferentes artistas, através das quais se pretende revisitar o passado, refletindo sobre o presente e o futuro da liberdade e democracia, através da arte popular.

A exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 20h00 e domingos e feriados das 09h00 às 17h00.

Durante a visita ao Hospital, foi apresentada ainda a manta “Carta de amor a uma cidade” da autoria de Zélia Évora e Rafael Évora, que ficará agora em exposição permanente. Zélia Évora explicou que esta é uma obra “dedicada às Caldas e à sua história”.

A população pôde ainda conhecer as novas mascotes das Termas das Caldas da Rainha, no âmbito do universo “Leonor, as Águas Mágicas”. Segundo o presidente da Câmara, “serão as duas novas mascotes que vão fazer o ‘marketing’ para os mais jovens”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1