Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Bombeiros inauguraram central de comunicações no Dia da Cidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A inauguração da nova central de comunicações no quartel dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha foi um dos momentos do Dia da Cidade, no passado dia 15.
Central é o “cérebro da atividade operacional do corpo de bombeiros”

A inauguração da nova central de comunicações no quartel dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha foi um dos momentos do Dia da Cidade, no passado dia 15.

“É uma obra fantástica, moderna, operacional, era um sonho antigo que foi concretizado”, começou por comentar o comandante dos bombeiros das Caldas da Rainha, Nelson Cruz, apontando ser “um dia feliz porque os bombeiros estão mais aptos e capazes de enfrentar os novos desafios”.

Custou cerca de 80 mil euros e terá um apoio da Câmara que poderá chegar aos 50% do montante. “É o cérebro da atividade operacional do corpo de bombeiros. Tínhamos uma central com mais de 25 anos, com muitas dificuldades sentidas no dia a dia, com pouco conforto para as pessoas que operam. Era uma necessidade premente”, manifestou.

Segundo descreveu, será agora possível “de forma mais célere de fazer despacho de meios, dar uma resposta mais eficaz, e a todo o momento conseguimos saber onde estão os veículos, porque estão todos georeferenciados, conseguimos através dos nossos monitores visualizar todo o concelho, o que é importante no verão com os incêndios florestais, e através das nossas câmaras conseguimos visualizar todo o espaço da periferia do quartel e do interior, o que permite-nos ter outra segurança, por exemplo quando saímos à noite e o quartel fica aberto”.

O comandante não deixou de agradecer aos bombeiros que colaboraram na obra e reconheceu também o forte investimento feito pela autarquia, ao contrário do Estado central.

“Quando as pessoas ligam 112, são os bombeiros que aparecem, mas há um fraco reconhecimento pelos nossos governantes, por isso enalteço a Câmara e as juntas de freguesia, população, amigos, sócios e direção pelo que fazem pelos bombeiros”, declarou Nelson Cruz, agradecimentos que foram reafirmados por Luís Botelho, presidente da direção da associação humanitária.

O presidente do Município, Vitor Marques, disse que “nos dois últimos anos da Câmara houve transferências para os bombeiros à volta dos 550 mil euros e fico feliz por ver que é um valor bem empregue, lamentamos é que a nível nacional os governantes não invistam e a autarquia venha a substituir o Estado central, mesmo que isso desequilibre as nossas contas”.

Nelson Cruz justificou que “temos de ter qualidade no nosso trabalho porque é a vida das pessoas e os seus bens que estão em risco, temos de ser rápidos e eficazes” e sublinhou que “os bombeiros não podem ser os coitadinhos ou parentes pobres do sistema, porque estão na linha da frente”.

Após a inauguração da central de comunicações, realizou-se um desfile da corporação até ao centro da cidade para participar nas restantes comemorações do Dia da Cidade e também proceder a outras duas inaugurações – um veículo florestal com capacidade de 3.300 litros de água mais 300 litros de auto proteção – e uma ambulância de socorro.

A ambulância de socorro é apadrinhada pelos proprietários do Restaurante Lisboa, numa homenagem pelo apoio dado aos bombeiros ao longo dos anos, e um veículo florestal de combate a incêndios, que tem como patrono a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que deu 147 mil dos 196 mil euros de investimento.

“O veículo florestal de combate a incêndios é fundamental, porque há quase duas décadas não tínhamos um veículo florestal novo”, vincou o comandante.

Da ambulância, que custou 64 mil euros, com apoio da Câmara entre 40 e 50%, consta um compressor torácico que custou 12 mil euros.

“É o primeiro que temos, são poucas as corporações que têm, quando a vítima está em paragem cardiorrespiratória é colocado no tórax e faz as compressões para reverter a paragem cardíaca. Vamos tentar adquirir mais um ou dois”, divulgou Nelson Cruz, que tem outra prioridade, a “reestruturação do veículo de desencarceramento, perante a realidade da existência de muitos veículos eléctricos”.

Entretanto, no próximo mês deverá chegar à corporação um veículo dedicado ao transporte de doentes com sete lugares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

Suspeitas de furtos detidas em centro comercial

Duas jovens de 19 e 20 anos, suspeitas de furtos de peças de vestuário e de cosmética nas Caldas da Rainha, Marinha Grande e Figueira da Foz, foram detidas quando tentavam fazer o mesmo no centro comercial Leiria Shopping, no passado dia 11.

leiria