Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Trabalho fotográfico de Nuno Pinto foi o vencedor do Prémio Art4Family 2024

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 18 de maio decorreu a sessão de entrega de prémios aos três primeiros lugares da primeira edição do Prémio Art4Family 2024.
O presidente da Câmara e o responsável pela Galeria com os premiados (Nuno Pinto, Sérgio Matos e Inês Fernandes)

O momento foi assinalado na galeria Art4Family, no Caldas Shopping das Caldas da Rainha, na Rua Raul Proença, nº 71, lojas 14-16, com a presença dos artistas vencedores. Foram igualmente entregues sete menções honrosas.

O trabalho fotográfico de Nuno Pinto com o tema “Entre risos e horizontes” foi o vencedor.

As fotografias foram captadas numa viagem que fez a São Tomé e Príncipe onde “encontrámos um retrato da infância que é uma celebração pura da liberdade”. Segundo o antigo fotojornalista, que é de Coimbra, este conjunto de fotografias “busca captar a essência dessa liberdade singular, incutida nas crianças, que de forma desinibida dançam na linha ténue entre a terra e o céu. “O tema era liberdade e peguei nesta liberdade e felicidade de brincar na rua e partilhar momentos entre amigos e familiares, onde se nota uma grande interajuda entre as crianças”, contou o artista, que ganhou um prémio de 2 mil euros.

“Eu tenho 40 anos e ainda tive a felicidade de ter este sentimento de brincar na rua e ser livre, mas sinto que as crianças de hoje se sentem presas face aos problemas que passamos”, adiantou.

Nuno Pinto já não trabalha como fotojornalista, mas continua com uma grande paixão pela área. Atualmente é assessor de comunicação da Porto Editora. Segue o projeto da Galeria Art4Family e destaca “a importância da arte na nossa vida” e considera que “são projetos destes que dinamizam as Caldas e a região e também promovem novos artistas”.  

O 2º lugar foi para a escultura de Sérgio Matos intitulada “Exalação de Liberdade”.

O artista é de Lisboa e tem o seu atelier em Sintra. Está a terminar o doutoramento em Escultura e a obra com a qual ganhou 500 euros “procura representar o esforço titânico necessário para se conquistar ciclicamente a liberdade individual e coletiva num mundo de desafios tautológicos”.          

Segundo Sérgio Matos, a escultura é “feita em barro e foi colocada uma estrutura em baixo que estive horas a fazer para dar a ideia que é uma rocha fixa que não roda”. 

A pintura de Inês Fernandes “Teia de Liberdade” ganhou o 3º lugar (250 euros).

Inês Fernandes é de Lisboa e soube do concurso através das redes sociais e gostou do desafio.

Segundo a autora, este quadro ilustra quatro tipos de liberdade, representados através dos objetos em cada mão. “A pintura é um jogo entre o fundo preto (luto) e os contornos brancos (teias). As mãos sem cor representam a igualdade de direitos, sendo que os únicos pontos são os objetos: o lápis que representa a liberdade de expressão, a pulseira que expressa a liberdade para amar quem quisermos e sermos nós próprios. O cravo destaca a liberdade da nação e a corrente partida a liberdade física.

Inês Fernandes é engenheira mecânica, onde trabalha com máquinas de obras e agrícolas, mas adora “o mundo das artes”.

O Prémio Art4Family 2024, em parceria com a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e a Câmara Municipal, foi uma oportunidade dos participantes expressarem a sua visão sobre a liberdade através da arte.

A iniciativa destacou as categorias de Pintura, Escultura/Cerâmica e Fotografia. As dez obras finalistas estão em exposição na Galeria.

O médico oftalmologista João Paulo Cunha, que é o responsável pela Galeria, fez um balanço positivo da primeira edição do concurso, que contou com 34 participantes. Houve um júri com elementos designados pela Galeria, escola de artes e design e Câmara. “É com imensa gratidão que reconhecemos o talento e dedicação de todos os participantes nesta jornada artística. As obras demonstram um notável compromisso com a arte”, afirmou o responsável.

A segunda edição vai decorrer em 2025 com o tema do impressionismo. “Assinalam-se os 150 anos do impressionismo, um dos movimentos mais significativos da história da arte e uma técnica que adoro e vai ser o tema do próximo concurso”, contou João Paulo Cunha.

A 1 de junho, Dia Mundial da Criança, a Galeria Art4Family vai ter para os mais pequenos vários workshops a partir das 11h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1