Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Mexilhão gigante no Paul de Tornada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Pato encontrou um mexilhão gigante no Paul de Tornada quando se dedicava ao estudo dos cágados. Tinha 176 milímetros de comprimento e a espécie nem estava identificada nesta região.
Bivalve com 176 milímetros de comprimento

A Associação Pato encontrou um mexilhão gigante no Paul de Tornada quando se dedicava ao estudo dos cágados. Tinha 176 milímetros de comprimento e a espécie nem estava identificada nesta região.

Tratava-se de um mexilhão-cisne (Anodonta cygnea), também conhecido por almeijão-grande.

“Espécie de bivalve de água doce, distribui-se globalmente pelo paleártico oeste, mas em Portugal está dada apenas para três lagoas de água doce entre o Vouga e o Mondego. No entanto, pelos vistos também existe no Paul de Tornada”, relata a Associação Pato.

“Com estatuto de conservação Criticamente em Perigo, a espécie tem diminuído substancialmente tanto em área de ocupação como em abundância, sendo considerada uma das espécies mais ameaçadas do país”, adianta.

De acordo com a associação, “no Paul de Tornada já se tinham encontrado conchas deste bivalve, mas até então não existia certeza de que espécie se tratava, nem se tinha encontrado um indivíduo tão grande, estando documentado na literatura que pode chegar até aos 200 milímetros”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

Suspeitas de furtos detidas em centro comercial

Duas jovens de 19 e 20 anos, suspeitas de furtos de peças de vestuário e de cosmética nas Caldas da Rainha, Marinha Grande e Figueira da Foz, foram detidas quando tentavam fazer o mesmo no centro comercial Leiria Shopping, no passado dia 11.

leiria