Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Deputados do PSD propõem elevação de Salir de Matos e de Salir do Porto a vila

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A elevação de Salir de Matos e de Salir do Porto a vila consta de projetos de lei apresentados pelo grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República, onde se inclui o caldense Hugo Oliveira.
A freguesia de Salir de Matos tem cerca de 3000 habitantes

A elevação de Salir de Matos e de Salir do Porto a vila consta de projetos de lei apresentados pelo grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República, onde se inclui o caldense Hugo Oliveira.

Os deputados justificam que a elevação a vila constituirá “um enorme estímulo ao desenvolvimento sustentado, repercutindo-se ainda na captação de novos investimentos e na melhoria da qualidade de vida da população”.

Entendendo que as povoações preenchem os requisitos previstos para atingirem a categoria de vila, no caso de Salir de Matos, a exposição de motivos para elevação da povoação, para além da caraterização histórica, em que é lembrada que foi uma das treze vilas dos Coutos do Mosteiro de Alcobaça, é apontado que é uma freguesia com uma população de cerca de 3000 habitantes, “número que tem vindo a aumentar devido à expansão das edificações nos últimos anos”.

Esta freguesia rural ocupa uma área de 2500 hectares, é uma povoação muito antiga e vestígios arqueológicos encontrados comprovam o povoamento romano da região.

Integra vinte e sete lugares e é referido que Salir de Matos está servido por diversas infraestruturas sociais, educativas, de saúde, recreativas, culturais e desportivas.

Tem ensino pré-escolar, 1º ciclo, gimnodesportivo, apoio domiciliário, lar, centro de dia, centro de saúde, farmácia, posto de recolha de análises clínicas, posto ATM (Multibanco), posto de correios e posto de abastecimento, parques de merendas, praça de táxis, igreja, várias capelas e diversas associações culturais, recreativas e desportivas.

No setor primário existem várias unidades de conservação de fruta e uma central fruteira. No setor secundário existem empresas nas mais diversas áreas, destacando-se uma fábrica de produção de doçaria regional.

Encontra-se previsto no Plano Diretor Municipal das Caldas da Rainha uma área destinada a um parque industrial, que se encontra em infraestruturação.

O setor terciário está em franca expansão, onde se destacam o turismo de habitação e rural e estabelecimentos de gastronomia.

No caso de Salir do Porto, é evidenciado o passado histórico, nomeadamente a reparação e construção de barcos, alguns dos quais terão participado na Campanha das Índias de Vasco da Gama. Chegou a ser concelho até finais do século XVIII, foi sede de freguesia e desde 2013 foi agregada à freguesia de Tornada.

A comunidade está servida por uma escola básica, jardim de infância, uma associação de desenvolvimento social e centro de apoio a idosos, dispõe de posto de recolha de análises clínicas, ATM (Multibanco), posto de correios, praça de táxis, polidesportivo e piscina municipal, e uma das atrações é a duna, a maior de Portugal.

A praia, a produção de morangos e o turismo de habitação, contribuem para a sustentabilidade económica de Salir do Porto.  

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

Suspeitas de furtos detidas em centro comercial

Duas jovens de 19 e 20 anos, suspeitas de furtos de peças de vestuário e de cosmética nas Caldas da Rainha, Marinha Grande e Figueira da Foz, foram detidas quando tentavam fazer o mesmo no centro comercial Leiria Shopping, no passado dia 11.

leiria