Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Balcão 5 celebra 1º aniversário com novidades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um ano depois de abrir portas nas Caldas da Rainha, o Real Balcão 5, que deu vida à antiga loja de ferragens Thomaz dos Santos, conquistou a clientela e celebra o aniversário com novidades. Horário da cozinha até às 23h00, serviço com mais rapidez e aquários com marisco ao vivo são algumas das propostas.
– A equipa do Real Balcão 5 quer proporcionar uma boa experiência aos clientes (foto Bernardo Carvalho)

Passou um ano desde a abertura do Real Balcão 5, cervejaria, restaurante e mercearia, que ocupa um espaço emblemático com mais de um século de existência – a antiga loja de ferragens Thomaz dos Santos.

A casa, localizada no Largo dos Heróis de Naulila, 5, no centro da cidade, que abriu portas a 3 de maio de 2023, é já uma referência nas Caldas da Rainha e assinala o 1ª aniversário com novas propostas.

A autenticidade, os produtos frescos, a qualidade e o ambiente acolhedor são os ingredientes especiais que têm levado ao sucesso.

Os proprietários (sócios-gerentes) Miguel Santos e Tiago Cardoso, de Rio Maior, agradecem a confiança dos clientes e querem inovar e aperfeiçoar com o intuito de criar a melhor experiência.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS os responsáveis fizeram um balanço “muito positivo” do primeiro ano, revelando que “a forma como os caldenses nos receberam foi algo que nos sensibilizou bastante”.

“Esta casa é única pelas suas caraterísticas, que cruzam com a própria história da cidade e ficámos impressionados porque superou as expetativas e a forma como fomos recebidos nas Caldas da Rainha deixa-nos agradados”, sublinhou Miguel Santos.

No entanto, revelaram que “o “início de um negócio é sempre difícil, nomeadamente na restauração e era preciso interligar a equipa para chegar a um serviço com a qualidade que pretendemos”.

Segundo os empresários, “este primeiro ano foi também uma aprendizagem no aperfeiçoamento do trabalho e da técnica e ainda naquilo que achamos que podemos melhorar”.

“Devido à procura estamos com condições para marcar o primeiro ano com algumas novidades”, salientou Miguel Santos.

A primeira proposta é alargar o horário da cozinha até às 23h00. “Houve inúmeros pedidos para que fechássemos mais tarde, porque o conceito da casa também o pede. Com alguma dificuldade a nível de recursos humanos conseguimos prolongar o horário da cozinha para mais uma hora, o que faz a diferença, nomeadamente no verão, onde as pessoas querem ficar mais tempo na praia ou lancham mais tarde”, revelou.   

Uma outra aposta foi no reforço de funcionários, com o objetivo de que o serviço seja um pouco mais rápido, nomeadamente aos almoços, onde os clientes têm menos tempo devido ao trabalho. “É uma exigência grande para a casa, mas queremos melhorar a rapidez do serviço mantendo a qualidade”, referiram os empresários.

Marisco fresco todos os dias

A grande novidade é a colocação de seis mini aquários de marisco vivo. “Na entrada do restaurante está a ser implementada uma estrutura para a colocação de aquários para lagostas, amêijoas, berbigão, ostras, lingueirão, entre outros bivalves vivos, com o intuito de adicionar mais uma oferta com sabor e frescura”, contaram. “O cliente poder escolher visualmente o que pretende consumir marca a diferença”, acrescentaram.

Miguel Santos adiantou que muitas pessoas desconhecem, mas o Real Balcão 5 não fecha à tarde. “O espaço trabalha desde a hora do almoço até o jantar sem interrupção, portanto, os clientes podem vir petiscar ou saborear o marisco fresco, como a ameijoa à bulhão pato”. 

O restaurante tem cerca de 55 lugares sentados (incluindo os lugares ao balcão) e tem recebido muitos turistas e estrangeiros residentes em Portugal. 

“Através das caraterísticas do espaço, onde mantivemos o espólio de uma casa centenária de ferragens, acabámos por captar muitos visitantes”, sublinhou Miguel Santos.  

Segundo Tiago Cardoso, um dos pratos mais pedidos é o filete de peixe galo com açorda. Destaque ainda para o bife ao balcão, petiscos, arroz de marisco e muitas novidades, acompanhadas de uma cerveja, um bom vinho ou um cocktail.

Os proprietários do Real Balcão 5 continuam a achar que a cidade tem um “mercado com potencial para mais restaurantes de qualidade”. “Aquilo que desejamos é que haja mais investidores nesta área a investir nas Caldas da Rainha para que atraiam mais dinâmica e pessoas à cidade”.

“Queremos ser uma alternativa gastronómica atrativa para todos e pretendemos revitalizar a zona envolvente, crescer e inovar”, afirmaram os empresários. 

“Depois de termos sido tão bem recebidos queremos continuar a criar dinâmica de qualidade na cidade e estamos disponíveis para abraçar novos projetos nas Caldas”, admitiram.   

Os empreendedores têm 27 anos e são sócios há oito anos, responsáveis também pelo restaurante Real Casa do Petisco, em Óbidos. Têm ainda a empresa mãe, sediada em Rio Maior, onde desenvolvem e fazem a distribuição de produtos alimentares, nomeadamente de pastelaria. “É muito gratificante caminhar lado a lado e a amizade e a união que temos faz a diferença e, claro, o “know-how” que adquirimos não só na escola de hotelaria, mas nos estágios e da experiência que partilhámos”, indicaram.

Balcao 5 2
Aquários com marisco vivo são uma das novidades (foto Bernardo Carvalho)
Balcao 5 3
Situado no Largo dos Heróis de Naulila, 5, comemorou 1º aniversário (foto Bernardo Carvalho)
 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1