Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
13° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
13° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C

Gala Geoparque Oeste no CCC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Gala do Geoparque Oeste decorreu no passado sábado, numa noite de celebração do reconhecimento do território como Geoparque Mundial da UNESCO.
Municípios foram distinguidos

A Gala do Geoparque Oeste decorreu no passado sábado, numa noite de celebração do reconhecimento do território como Geoparque Mundial da UNESCO.

O evento, realizado no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, contou com a presença de mais de 250 pessoas, numa noite em que foram reconhecidos pessoas e entidades que contribuíram para o sucesso deste processo e foi feito o lançamento da 1ª edição das distinções do Geoparque Oeste nas áreas da Geoconservação, Geoeducação, Geoturismo, Comunicação e Parcerias.

A cerimónia iniciou com uma atuação dos Rufinhos de Torres Vedras, seguindo-se três discursos de boas-vindas aos presentes por parte do presidente da Associação Geoparque Oeste (AGEO), João Serra, do presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques e, por fim, do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

A direção da AGEO reconheceu “as pessoas e instituições que pela sua competência, perseverança, motivação e espírito de serviço público tornaram possível o reconhecimento do Geoparque Oeste como Geoparque Mundial da UNESCO”.

O primeiro reconhecimento da noite foi para os cinco municípios que assinaram a 17 de maio de 2017 a Carta de Manifestação de Interesse que deu início a este processo: Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras. Seguidamente, foram reconhecidas as primeiras pessoas que deram corpo a esta ideia de Geoparque – Lubélia Gonçalves, antiga presidente da Direção do Museu da Lourinhã; Octávio Mateus, paleontólogo do Museu da Lourinhã, Artur Sá, Chairman da Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis e Elizabeth Silva, antiga Coordenadora do Fórum Português de Geoparques.

Também as instituições e pessoas que tiveram a visão e disponibilidade para serem os fundadores da associação, foram reconhecidos – GEAL – Museu da Lourinhã, Sociedade de História Natural de Torres Vedras, Universidade Nova de Lisboa, Lubélia Gonçalves, Bruno Camilo, Maria Matos, Rui Venâncio, Miguel Reis Silva e Octávio Mateus.

Após outros reconhecimentos, na área da Geoconservação a direção da Associação Geoparque Oeste decidiu distinguir pessoas e instituições que demonstraram uma dedicação notável na preservação e proteção do património natural e cultural – Nuno Pimentel, Alline Dias, Inês Marques, Bruna de Sousa, Vanessa Antunes e a Fundação Belmiro de Azevedo.

Na área da Geoeducação, foram entregues distinções a pessoas e instituições que apresentam programas educativos notáveis ou outras iniciativas que promovem, facilitam a compreensão e valorização do património natural e cultural do Geoparque Oeste – a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, Intertidal e Vanda Alves

Na área do Geoturismo, foram premiados os programas turísticos ou outras iniciativas que promovam o território do Geoparque Oeste enquanto destino de turismo sustentável – Sant’Aventura e Peniche 360º, os alojamentos locais Windhouse e Furnaka e a Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Na área da Comunicação foram premiadas pessoas e entidades que desenvolveram esforços excecionais na comunicação de temas relacionados com o Geoparque Oeste e a sua marca para o público em geral – Revista National Geographic Portugal, Maria Matos, a organização do Trail dos Dinossauros e o Grupo de Cantares dos Bons Reis Magos do Avenal.

Por fim, na área das Parcerias, a direção da Associação Geoparque Oeste decidiu reconhecer as colaborações entre organizações, instituições académicas, empresas e comunidades em projetos relacionados com o Geoparque Oeste – a Companhia Agrícola do Sanguinhal, a Adega Cooperativa da Lourinhã, a Adega d’Arrocha, a Mercearia Pena, a Mercearia Atípica, a marca Onildas, a empresa Consultores Apícolas, a empresa Doce Lourinhã, a empresa Irradiare, a Associação Paleo XXI, Dino Parque Lourinhã e Miguel Nobre.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido por tentar matar com caçadeira

A Polícia Judiciária deteve no passado dia 14, nas Caldas da Rainha, um homem de 27 anos, “fortemente indiciado pelos crimes de homicídio na forma tentada, posse de arma proibida e dano”.

cacadeira

Peça coreográfica de dança no CCC

“De onde vim? Para onde vou?”, é como se designa a peça coreográfica para o público infantojuvenil que decorreu no passado dia 9 no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha (CCC).

Escola Danca 1