Q

Previsão do tempo

20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 23° C

Lançada 1ª pedra de lar do Centro Social da Freguesia de Famalicão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Social da Freguesia de Famalicão, no concelho da Nazaré, prepara-se para uma nova etapa no serviço que presta à comunidade, com o lançamento da obra onde funcionará a futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), que resulta da ampliação das atuais instalações, num investimento de 3,2 milhões de euros.
Maqueta do novo equipamento

O Centro Social da Freguesia de Famalicão, no concelho da Nazaré, prepara-se para uma nova etapa no serviço que presta à comunidade, com o lançamento da obra onde funcionará a futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), que resulta da ampliação das atuais instalações, num investimento de 3,2 milhões de euros.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra teve lugar no passado sábado. O lar terá capacidade para 53 utentes, por forma a criar capacidade de resposta a uma necessidade sentida pela população idosa da freguesia de Famalicão e aumentar a capacidade de resposta para o concelho.

Equipado com elevador, que vai até ao terraço, os novos espaços projetados para este lar visam permitir a todos os utentes, incluindo os acamados, o usufruto de um solário natural.

O prazo de construção aponta para 18 meses e equaciona-se que possa estar a funcionar em janeiro de 2026. A obra será comparticipada pelo Estado, através do Programa de Alargamento das Respostas Sociais PARES 3.0, no valor de 1,5 milhão de euros, com o apoio da Câmara da Nazaré no valor de 385 mil euros, e de patrocínios de empresas, no montante de 50 mil euros, ficando 1,2 milhões de euros por conta da instituição, que irá financiar com recurso à banca.

Será a “primeira resposta pública da freguesia em termos desta valência”, disse Rui Oliveira, do Centro Social da Freguesia de Famalicão, fundado em 1999 e que assegura atualmente um conjunto de respostas sociais, que passam pela creche (com 65 crianças), tempos livres (para crianças e adolescentes dos 4 aos 16 anos), serviço de apoio domiciliário (39 utentes), centro de dia (22 utentes), Clube Noz (promoção de um envelhecimento ativo e saudável) e cantina social (com o fornecimento diário de refeições a 12 pessoas).

Por outro lado, no concelho esta resposta pública também só é prestada até agora pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

“Com este projeto somos uma realidade económica e social a nível local com a criação de emprego, atualmente com 40 colaboradores. Perspetiva-se a criação de mais 25 postos de trabalho”, referiu Rui Oliveira.

João Paulo Pedrosa, diretor da Segurança Social de Leiria, sublinhou que “temos 110 freguesias no distrito, algumas maiores do que esta e sem qualquer resposta. E para a população faz toda diferença viver numa freguesia com estes apoios”.

Manuel Sequeira, presidente da Câmara da Nazaré, reconheceu que o concelho “tem muita necessidade de projetos desta natureza”. “A taxa de cobertura ronda os 34% em termos de ERPI e Apoio Domiciliário”; revelou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Compromisso de Óbidos com o Governo desbloqueia verbas do PRR

O Município de Óbidos anunciou que foi decisivo para desbloquear o acesso do Governo aos 713 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) retidos por Bruxelas, ao ter assinado, no dia 17 de maio, o auto de transferência de competências na área da saúde.

PRR

Criatividade de alunas da Escola de Hotelaria posta à prova

Realizou-se a 2ª edição do EstrELA Monumental, evento criado pelo Mosteiro do Leitão, restaurante na Batalha, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Neste estabelecimento de ensino, 17 alunas estiveram na manhã de 21 de maio a preparar os seus pratos de autor, de modo a convencer o júri a tornarem-se um dos quatro pratos vencedores. 

monumental

Cardeal na celebração dos Votos Perpétuos de religiosa caldense

No dia 1 de junho, pelas 17h00, na Igreja Paroquial das Caldas da Rainha, terá lugar a Celebração da Profissão Religiosa dos Votos Perpétuos da Irmã Ana Margarida Lucas, da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, presidida pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa. Haverá depois um jantar convívio no Centro Paroquial.

religiosa