Nasser Al-Attiyah (carros) e Tosha Schareina (motos) foram os vencedores da edição de estreia do BP Ultimate Rally-Raid Portugal, mais uma organização de sucesso do Automóvel Club de Portugal (W2RC), com a terceira prova do calendário do Campeonato do Mundo de Rally-Raid Portugal a confirmar o talento dos pilotos portugueses: nos carros, João Ferreira, o piloto de Leiria terminou em 2º lugar da geral; João Monteiro venceu entre os SSV; Armindo Araújo e Ricardo Porém terminaram nos derradeiros lugares do pódio da categoria Challenger.
Nas motos Bruno Santos, piloto da Zona Oeste, triunfou na categoria Rally2 e subiu ao derradeiro lugar do pódio à geral.
Portugal teve as honras de receber a única prova europeia do calendário do Campeonato do Mundo de Rally-Raid e que estreia, uma lista de inscritos com muitas das “estrelas” do Dakar, muito público e uma prova pródiga em emoção e animação nas diferentes categorias, durante praticamente uma semana, nas regiões do Alentejo, Ribatejo e Estremadura espanhola.
O vencedor, nos carros, é uma personalidade ímpar. Com 53 anos e confesso apaixonado por Portugal, o príncipe do Catar é medalhista olímpico na modalidade de tiro e um dos mais bem-sucedidos pilotos de todo-o-terreno, com uma mão cheia de vitórias no Dakar.
À chegada a Grândola, depois de cinco dias de competição e de cerca de 1.000 quilómetros disputados ao cronómetro, o piloto da Prodrive afirmou: “Portugal é quase a minha segunda casa. Tenho muitos amigos aqui e estou mesmo muito feliz por ganhar esta prova fantástica. Obrigado a todos os fãs e obrigado à organização. Foi uma corrida muito técnica e tivemos de ser inteligentes. Depois da vitória em Abu Dhabi, ganhar aqui é muito importante porque permite-nos passar para a frente do Mundial”.
Mais do que uma promessa, João Ferreira é já um dos nomes importantes da modalidade. A forma como se bateu com Nasser Al-Attiyah e como se impôs ao colega de equipa na Mini, o lendário Carlos Sainz, é bem revelador do seu talento. “É difícil explicar as emoções que vivi ao longo desta semana. Recebemos um apoio incrível, numa prova muito variada e bonita”.
0 Comentários