Q

Previsão do tempo

26° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
26° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C

Festa anual da Comunidade de Leitores e Cinéfilos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na tarde de 13 de abril, às 14h15, terá lugar a festa anual da Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

Na tarde de 13 de abril, às 14h15, terá lugar a festa anual da Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

Esta é a ação cultural número 541, das quais 343 foram o programa semanal Cinema Paraíso, durante 9 anos na TSF, e 197 foram realizadas em bibliotecas, centros culturais e escolas em várias localidades do país e, também na Universidade de Aveiro, com uma assistência total, em 20 anos, superior a 9.400 pessoas e mais de 830 participantes em palco. Esta é, também, a ação cultural número 56 que a Comunidade realiza na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

O programa, além da “Comemoração do Dia Mundial da Poesia”, incluirá a continuação da “Comemoração dos 20 Anos da Comunidade” e uma efeméride dos 50 anos da democracia, com o tema “A Revolução dos Cravos e a Cultura”, com dança, música, poesia ao vivo  e mais de 20 clássicos de poetas e músicos, em audiovisual, portugueses e brasileiros, com Luis de Camões, Sophia de Mello Breyner, José Afonso, Sérgio Godinho, António Gedeão, Carlos Oliveira, Chico Buarque, Edu Lobo, Gilberto Gil, José Mário Branco e Vinícius de Morais, por Chico Buarque, Elis Regina, Duarte Mendes, Fausto, Francisco Fanhais, Gilberto Gil, José Afonso, José Mário Branco, Manuel Freire (homenageado pela Comunidade em 2023), Toquinho Vitorino e o Grupo Caldense Sons do Bairro.

Quase todos os registos em audiovisual foram gravados há mais de 20 anos, com destaque especial para o último concerto de José Afonso, no Coliseu de Lisboa em1983 e, na mesma sala, o concerto de Sérgio Godinho, de 2004.

Como convidados especiais atuarão o Grupo de Dança das Caldas da Rainha Super Flash, dirigido pela coreógrafa Sónia Luís, e a Orquestra Juvenil de A-dos-Francos, dirigida pelo maestro Diogo Esteves, que têm estado sempre presentes, respetivamente, nos últimos onze e oito anos, em todas as ações culturais da Comunidade na Biblioteca das Caldas da Rainha. Cerca de metade dos jovens músicos da Orquestra Juvenil já faz parte da Banda Filarmónica de A-dos-Francos, também dirigida por Diogo Esteves.

No final haverá um bolo comemorativo dos 20 anos da Comunidade e dos 50 anos da Revolução dos Cravos. A entrada é livre.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.