Q

Previsão do tempo

24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 18° C
24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
24° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

“Vida depois da Vida” encheu o CCC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha (CCC) recebeu as XVII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, nos dias 23 e 24 de março.
Alexander Moreira-Almeida na conferência de abertura

O Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha (CCC) recebeu as XVII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, nos dias 23 e 24 de março.

Evento organizado pelo Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, com a colaboração da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça e o apoio do JORNAL DAS CALDAS, teve com a presença de 616 pessoas, de Portugal, Brasil, Alemanha e Espanha.

A abertura do evento contou com as saudações dos presidentes da Federação Espírita Portuguesa (FEP), Vítor Féria, e da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vitor Marques.

Um dos momentos altos da iniciativa foi a conferência de Alexander Moreira-Almeida, cientista e professor de psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Brasil. Numa perspectiva científica, explicou o contexto de investigação dos chamados fenómenos espirituais. 

Conhecido como “cientista da imortalidade”, Alexander Moreira-Almeida lançou neste evento um livro científico, da sua autoria, que tem por título “Ciência da Vida após a Morte“, disponível em quatro línguas: inglês, português, espanhol e alemão. Reúne 25 anos de pesquisas científicas para demonstrar que a vida depois da vida não é uma crença, mas sim algo factual, assente nas leis da natureza.

Um outro assunto – “Espiritismo: uma fábrica de loucos?” – foi desenvolvido pela investigadora Angélica Almeida, historiadora e professora universitária com vários trabalhos publicados, que explicou como ocorreram as pressões exercidas sobre o movimento espírita brasileiro no início do século passado, e como ele se impôs ao longo do tempo com, por exemplo, as atividades de apoio social aos mais desfavorecidos. Fez notar, através do trabalho científico, que o espiritismo não é nenhuma fábrica de loucos.

Noémia Margarido e Ulisses Lopes conversaram com Carlos Miguel sobre o tema “Deus”.

“Allan Kardec, o homem que matou a morte” foi a matéria exposta pelo escritor e jornalista Jorge Gomes, seguindo-se o ator Edmundo Cezar com uma peça de teatro que simulava o dilema de um espírito desencarnado (falecido), em vias de reencarnar em Portugal.

O dia seguinte iniciou com Francisco Reis (gestor), que dissertou sobre “Experiências de Quase-Morte e Visões no Leito de Morte“.

Por sua vez, Vasco Marques (gestor) explicou as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) em relação à doutrina espírita, e apresentou ao auditório a KatIA, uma IA dedicada ao espiritismo.

Joana Santos (médica) elevou o sentido de humor do auditório com stand up comedy, ajustada à temática das jornadas.

Gláucia Lima, médica psiquiatra, falou sobre “Reencarnação – evidências científicas e espiritismo”, com base em pesquisas publicadas recentemente um pouco por todo o mundo.

Ana Duarte (professora), expôs o tema “Pluralidade dos mundos habitados“, terminando deste modo o desdobramento de subtemas do programa.

Surgiu ainda oportunidade para um debate com os conferencistas.

A conferência que encerrou as jornadas foi “Como produzir mais ciência fora do véu material?”, com Alexander Moreira-Almeida.

O evento teve vários momentos artísticos que incluíram música e dança, tendo estado em exibição diversas exposições no átrio do CCC. Houve também sessões de autógrafos com diversos autores.

O auditório esgotou mas foi possível acompanhar o evento online através dos canais da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal no Youtube e no Facebook, de forma gratuita. Esses vídeos continuam disponíveis para quem os desejar ver.

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 5 de abril, às 21h00, na sua sede, uma conferência espírita subordinada ao tema “Nós e os outros”, com a professora Catarina Fernandes.  Posteriormente haverá a fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. A atividade é gratuita. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.