Q

Previsão do tempo

25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 18° C
25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
24° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Amoreira celebra Dia Nacional dos Moinhos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Amoreira, no concelho de Óbidos, prepara-se para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos com um conjunto diversificado de atividades para toda a família, que terão lugar entre os dias 5 e 8 de abril.
Moinho na Amoreira

Amoreira, no concelho de Óbidos, prepara-se para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos com um conjunto diversificado de atividades para toda a família, que terão lugar entre os dias 5 e 8 de abril.

Caminhadas com visitas aos moinhos de água e de vento, workshops, mercado, exposições, passeios de motards, apresentações temáticas dos bombeiros de Óbidos, almoço convívio, música ao vivo e animação são algumas das propostas deste evento, que conta com a organização da Junta de Freguesia de Amoreira.

Destaque para as visitas guiadas e demonstrações do funcionamento do moinho de água (Azenha do Retiro) e do moinho de vento (Moinho dos Hipólitos). Será uma oportunidade para observar moinhos perfeitamente conservados e funcionais. Durante estes dias, o acesso aos moinhos será livre.

A organização sublinha ainda o concurso “Mão na Massa” do Pão, onde equipas familiares apresentam o pão que confecionaram. Esta experiência visa unir várias faixas etárias da família e despertar nos mais novos o gosto pela arte de fazer pão.

Além disso, os visitantes poderão desfrutar de um mercado com produtos locais, participar em workshops orientados por chefs padeiros, e muitas outras atividades onde não faltará a música tradicional portuguesa.

Programa: 5 de abril – 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 – Moinhos Abertos – Visita guiada e demonstração do funcionamento do Moinho de Água e do Moinho de Vento; 14h30 – Apresentação da temática “Incêndios rurais – da prevenção ao combate”, pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos. Local: Moinho dos Hipólitos.

6 de abril – 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 – Moinhos abertos; 09h30 – Caminhada “Rota dos Moinhos” com visita guiada à “Azenha do Retiro” e ao”Moinho dos Hipólitos”. Concentração: Praça Dr. Azeredo Perdigão; 10h00 – Concentração de motards; 10h30 – Workshop no CSCRA – Centro Social Cultural e Recreativo de Amoreira: preparação da massa de “Broa de Milho”, com orientação dos chefs padeiros José Leitão e Carlitos Almeida (reserva antecipada na Junta de Freguesia); 12h30 – Workshop no CSCRA: cozedura em forno a lenha das massas preparadas em casa pelos participantes, com orientação dos chefs padeiros José Leitão e Carlitos Almeida (este pão será posteriormente avaliado no concurso). Reserva antecipada na Junta de Freguesia; 16h00 – Atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico – “Estrelas do Arnóia” da Sancheira Grande. Local: Praça Dr. Azeredo Perdigão; 17h00 – Concurso “Mão na Massa” do Pão das massas preparadas em casa pelos participantes (com inscrição na Junta de Freguesia). Local: Praça Dr. Azeredo Perdigão.

7 de abril – 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 – Moinhos abertos; 09h30 – Caminhada “Rota dos Moinhos” com visita guiada à “Azenha do Retiro” e ao “Moinho dos Hipólitos”. Concentração: Praça Dr. Azeredo Perdigão; 13h00 – Almoço, no CSCRA (reserva até 3 de Abril no CSCRA ou na Junta de Freguesia); 16h00 – Animação musical com “Os Cavaquinhos das Gaeiras”. Local: Praça Dr. Azeredo Perdigão.

8 de abril – 10h00 às 13h00 – Moinhos Abertos; Receção das crianças do 1º e 2º anos da Escola Básica do Furadouro; Visita guiada e demonstração do funcionamento do Moinho de Água e do Moinho de Vento.

6 e 7  de Abril – A decorrer em simultâneo na Praça Dr. Azeredo Perdigão – 10h00 às 18h00 – Mercado Primavera – Exposição: “da Terra ao Pão” – Exposição de pintura de Moinhos por Sónia Costa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.