Q

Previsão do tempo

29° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 23° C
29° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 24° C
29° C
  • Wednesday 31° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 25° C

Cutelaria, Cerâmica e Gastronomia no Centro de Artes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos dias 23 e 24 de março a CENTRA – Associação dos Amigos do Centro de Artes, com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e integrado no Programa da UNESCO: Caldas da Rainha, Cidade Criativa, propõe a realização da segunda edição do evento que reúne dois dos setores de maior relevo e tradição do concelho, a cerâmica e a cutelaria, novamente de mãos dadas com gastronomia.
O evento “Domar o Fogo” começa a ser hábito no arranque da primavera

Nos dias 23 e 24 de março a CENTRA – Associação dos Amigos do Centro de Artes, com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e integrado no Programa da UNESCO: Caldas da Rainha, Cidade Criativa, propõe a realização da segunda edição do evento que reúne dois dos setores de maior relevo e tradição do concelho, a cerâmica e a cutelaria, novamente de mãos dadas com gastronomia.

Como já começa a ser hábito, o arranque da primavera anuncia o evento “Domar o Fogo – Cutelaria, Cerâmica e Gastronomia”, no espaço do Centro de Artes das Caldas da Rainha. O fogo, elemento transformador por excelência, é tema inesgotável, permitindo uma enorme variedade de abordagens e a concretização de inúmeras ações. A cerâmica, a cutelaria e a gastronomia permanecerão como tema central da programação, porém nesta edição, é estabelecido um programa mais amplo e diversificado.

Centrada no fazer tradicional e na identidade portuguesa, destaca-se uma exposição única, integrada no Programa “Saber Fazer”, promovido pelo Governo e desenvolvido pela Direção Geral das Artes, que consiste no mapeamento e caraterização das artes tradicionais em território nacional, com o intuito de valorizar o “Saber Fazer” como um património cultural único. Trata-se de uma exposição itinerante, que terá a sua primeira apresentação ao público nas Caldas da Rainha.

Para esta edição foi alargado o convite também às associações locais DOCA, Armazém Zero, Lume, Artesãos Nisa, Lombo do Ferreiro e Colectivo 19, que irão levar peças de autor, dos artesãos que mantêm a identidade e cultura tradicionais ativas, numa mostra do fazer artesanal e que podem ser adquiridas localmente.

Na área da cutelaria conta-se com a presença assídua do cuteleiro Paulo Tuna – um dos mentores do projeto – acompanhado do já repetente escultor e fundidor Renato Franco. Juntos, viajam no tempo, até à origem dos processos ancestrais da fundição do aço que servirá de base para a criação da lâmina. Haverá ainda um convidado especial: Fernando Cabral, cuteleiro de origem brasileira e especialista na arte de criar aço damasco, e que trará a estética dos padrões resultantes do processo de caldeamento de diferentes peças de aço, que se traduzem em lâminas com uma estética artística inigualável.

Na cerâmica, é presença obrigatória o oleiro Miguel Neto, que mostra os processos ancestrais de cozedura de cerâmica artesanal. Um momento que remete para um imaginário de feiticeiros e alquimistas à volta do caldeirão.

As artes plásticas também marcarão presença, com um apontamento de um artista em residência no Centro de Artes, João Paulo Feliciano. “How to Burn na Electric Guitar” será projetado no espaço exterior do jardim.

Na gastronomia, o apetite dos aficionados será aguçado com comida ao lume. Pelas mãos de Edgar Reis, O Traçadinho, Ruben Ferreira, Paulo Santos (Forno do Beco) e Archil Shinjikashvili (Geo Wine & Supra) propõe-se uma viagem de sabores para todos os gostos, desde os tradicionais pratos de fogo às novas tendências vegetarianas e veganas.

Os mais pequenos durante a manhã de sábado vão poder pôr mãos à obra, modelar o barro e aprender a fazer pequenas criações através da transformação da matéria-prima, produzindo peças artísticas e decorativas.

Destaque também para a criação de um forno tradicional, que iniciará a sua construção nos dias que antecedem o evento e será inaugurado no decorrer do certame. Será feito com o tradicional tijolo burro, produzido num dos últimos fornos de tijolo tradicional do país que se podem encontrar no concelho das Caldas da Rainha. Nele serão confecionados pão e pizzas e outras iguarias por Paulo Santos.

Como não podia faltar, a música irá animar os dois dias de evento. No sábado haverá música de fusão de flamenco, jazz, ritmos latinos e a sonoridade dos Balcãs a marcarem o ritmo com a atuação de Flamen4et com Diego El Gavi. No domingo, Tiago da Neta, em conjunto com os alunos do Conservatório das Caldas da Rainha, trazem os instrumentos e a música tradicional portuguesa, num dia sobretudo dedicado ao convívio familiar e comunitário.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Idoso levado para o hospital após queda na praia

Os elementos do Projeto “SeaWatch”, da Autoridade Marítima Nacional, auxiliaram na tarde de 16 de setembro um homem de 76 anos, que sofreu uma queda enquanto caminhava numa zona rochosa na praia do Porto Batel, não vigiada, no concelho de Peniche.

batel

Rádio + Oeste integra a Rádio RDS

A Rádio RDS vai crescer. Conta com uma história de praticamente 40 anos de emissões, com frequência no concelho do Seixal em 87.6 FM, numa cobertura para toda a Grande Lisboa. A partir de 23 de setembro, a RDS vai chegar a outras regiões de Portugal, com uma emissão única, tornando-se assim num projeto de rádio nacional.

radio

Teleconsultas nos Cuidados de Saúde Primários

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) está a implementar soluções de utilização das ferramentas digitais como complementares aos cuidados prestados presencialmente, no que respeita a consultas médicas, com foco nas necessidades das pessoas, investimento em cuidados de qualidade e privilégio pelas atividades preventivas e de continuidade.

teleconsultas