A maior e mais eclética coletividade do distrito de Leiria, a Sociedade de Instrução e Recreio “Os Pimpões”, vai ter mais uma modalidade: o “walking football”, um género de futebol dedicado aos mais velhos e que se joga a andar, em vez de ser a correr.
A coletividade comemorou o seu 86º aniversário com uma festa nas Piscinas Municipais, a 28 de fevereiro, com a participação de centenas de pessoas, onde foi possível desfilarem os praticantes e atletas das várias modalidades praticadas pelos sócios.
Como, pela primeira vez, a festa realizou-se nas Piscinas Municipais, foi possível que também as modalidades praticadas na água pudessem apresentar-se no seu ambiente natural.
Ao contrário do que acontecia há alguns anos, com as festas de aniversário a terem lugar na sede, desde que Susana Chust foi eleita presidente que começaram a festejar em espaços que pudessem incluir todos e não apenas alguns convidados e sócios homenageados.
“A nossa casa é o sítio em que nós estamos e desta forma conseguimos incluir todos os atletas, associados, colaboradores, familiares e amigos”, explicou Susana Chust. Assim, foi possível a todos estarem presentes.
Depois de algumas edições no pavilhão da Mata, este ano optaram pelas Piscinas Municipais.
No seu discurso, a dirigente agradeceu a todos e também às juntas de freguesia e câmara municipal, pelo apoio que têm dado à coletividade, assim como aos patrocinadores.
A vereadora Conceição Henriques disse estar comovida por participar numa celebração como aquela, com tantas emoções. “São tantos anos de atividade que a história desta associação confunde-se com a história da cidade”, referiu, adiantando que “são poucas as pessoas em Caldas da Rainha que não tenham tido, num momento ou outro, uma interação com os Pimpões”.
A autarca salientou ainda “o extraordinário uso que os Pimpões estão a dar a estas piscinas”, uma vez que é esta associação que está a gerir este equipamento municipal.
Segundo Susana Chust, depois de terem encerrado as suas próprias piscinas durante a pandemia, ainda não têm data prevista para as reabrir. A decisão, que passou pela assembleia da associação, deve-se a questões financeiras, uma vez que a reabertura e manutenção comportam despesas que poderiam pôr em causa a estabilidade da coletividade.
Homenagens e prémios
Durante a cerimónia foram homenageados 28 sócios com 25 anos de inscrição e oito com 50 anos de associado.
Para além disso, foram ainda premiados atletas das seis modalidades competitivas da associação.
Na patinagem Celeste Soveral e no karaté Kauê Marinho. No basquetebol, o prémio deste ano foi para a equipa sub18M (João Coutinho, Cristiano Staver, Lino Lopes, Dylan Félix, José Horta, Afonso Santos, Francisco Baltazar, Miguel Serra, Tiago Benedito, Dalai Shiraz, Logan Miller, João Beato).
Na natação, os premiados foram Mikhael Onutskyy, Gil Lemos, Luca Tona, Santiago Parreira, João Vieira, Inês Piño, Inês Soares, Beatriz Martins, Lara Cotrim, Camila Chamusco, Clara Rodrigues e Maria Carvalho. Em masters de natação, Francisco Ferraz e Tiago Ribeiro.
No triatlo, os contemplados foram João Inácio, Caio Herculano, Marcos Gomez, Inês Gomez e Cristina Gomez.
No hip hop, prémios para Catarina Couto, Margarida Chust, Margarida Sequeira, Maria Beatriz Couto, Maria Madalena Teotónio e Maria Teresa Gonçalves.
O prémio “Pimpão” de funcionário foi para Lyudmyla Ternovskova.
Atividades para seniores são uma aposta
A Sociedade de Instrução e Recreio “Os Pimpões” foi fundada a 19 de fevereiro de 1938, por João Arroja, Joaquim Luís, Boaventura Vitória, Agostinho Alves, António Campoto e Delfim Nogueira. O nome foi inspirado na publicação “O Pimpão”, de Rafael Bordalo Pinheiro.
Ao longo da sua história foram várias as etapas pelas quais a associação passou, ficando na memória os bailes e outras atividades culturais promovidas no seu espaço.
Durante muitos anos foi nas piscinas dos Pimpões que os caldenses puderam aprender a nadar e praticar natação, antes de serem construídos outros equipamentos do género no concelho.
Mais recentemente, houve também uma maior aposta no público sénior, estando os Pimpões a assegurar a parte técnica de um projeto municipal de atividade física para este público. Susana Chust espera que em breve consigam levar estas atividades a todas as freguesias do concelho, sublinhando que são promovidas por técnicos credenciados.
É também nessa área que entra o “walking football”, na sequência de um contato por parte da Federação Portuguesa do Futebol. A 6 de março já teve lugar uma primeira aula experimental, com cerca de 40 participantes.
0 Comentários