O restaurante de leitão localizado perto da rotunda do Cencal, nas Caldas da Rainha, vem de uma empresa com três anos de existência, que surgiu na Marinha Grande. O nome Take Eat transporta o cliente para o principal serviço do restaurante: take away.
O proprietário, Frederico Mafra, quer levar aos clientes um “leitão de excelência”, o leitão da Boa Vista, e pretende que quando os caldenses se lembrem de leitão, pensem imediatamente no seu serviço. “Queremos ser bons naquilo que fazemos, e não apenas medianos em muita coisa. Para isso tornámos o leitão a nossa especialidade”, indicou. No local é possível encontrar a sopa do dia, o pão com chouriço, o pastel de nata e as sandes de leitão.
Frederico Mafra procedeu à abertura da primeira loja em março de 2021, com vendas de porta em porta numa fase de pandemia: “Tivemos uma abertura da loja sem ninguém”. Passado pouco mais de um ano, em julho de 2022, abriu a segunda loja em Pombal.
O passo seguinte foi expandir o negócio para as Caldas da Rainha, uma cidade que o proprietário apenas conhecia da paragem do autocarro entre Lisboa e a Marinha Grande. “É uma cidade com uma boa dimensão, perto do mar e não tinha nenhum negócio deste género até então”, explicou.
Quis afastar-se de Leiria, que considerava a zona com mais restaurantes deste género e escolheu a localização específica da loja por uma questão de estratégia: “Estava abandonada há três anos, o senhorio está em França e tive de fazer trinta por uma linha para ficar com este espaço. Demorei praticamente um ano”.
A loja localiza-se numa porta de entrada e saída da cidade e com fácil acesso para o take away.
O empresário optou pelo negócio do leitão porque sempre foi um produto familiar. “Sou da Marinha Grande e na mesa da casa dos meus pais havia sempre leitão”, contou. Por isso, com o apoio do pai, José Mafra, e em parceria com o irmão, José Alexandre Mafra, decidiu apostar na área.
Sempre teve o comércio muito presente na sua vida, graças ao pai que tem uma mercearia na Marinha Grande. Assim, motivado pela vontade de ter um negócio próprio, chegou à conclusão de que o leitão era o produto ideal: “Aconteceu num jantar de família em julho de 2020. Juntamente com o meu irmão, criámos a empresa em setembro e entre setembro e março estivemos em remodelações para a primeira loja”.
A sopa é feita na Marinha Grande todos os dias e vem para as Caldas da Rainha juntamente com o leitão: “Só temos um dia de sopa fixa, à quinta-feira, todos os outros dias vai depender dos legumes frescos que estejam disponíveis nesse dia”.
Ao entrar no espaço, os clientes podem esperar “simpatia, cuidado em perceber o pedido e um produto fresco e de grande qualidade”.
O Facebook e o Instagram são as duas plataformas de difusão do serviço, embora o proprietário queira ir mais além: “Queremos potenciar e dar a conhecer cada vez mais o nosso produto. Queremos fazer um software de gestão interna para comércio”.
O Take Eat encontra-se aberto todos os dias das 11h00 às 14h30 e das 17h00 às 21h00.
0 Comentários