No âmbito do projeto Largo da Minha Aldeia, que visa a recolha, registar e divulgar o património cultural imaterial do concelho, a Câmara Municipal do Bombarral promoveu no passado domingo uma recriação no Largo do Santíssimo, na aldeia do Carvalhal, que contou com a assistência de cerca de 300 pessoas.
Ranchos de trabalhadores das aldeias do Carvalhal, A-dos-Ruivos, Barro Lobo, Barrocalvo, Bom Vento, Salgueiro, Sanguinhal e Sobral do Parelhão chegaram ao largo entoando as respetivas marchas da aldeia, algumas originais de 1950 e duas criadas especificamente para a ocasião. Com o rancho de trabalhadores do Sobral do Parelhão vinha o tradicional Círio ao Santuário do Senhor Jesus e o burro Zacarias.
Depois da representação de alguns personagens típicos da freguesia, que se encontraram na banca da ginjinha do Sanguinhal do senhor Abílio, onde se juntariam o escritor Júlio César Machado, o poeta José Ferreira Ventura, o professor António Moura e o deputado às cortes e fundador do Grémio Literário de Lisboa Paulo Romeiro da Fonseca, foi representado o Auto da Rainha D. Leonor, da autoria de José Ferreira Ventura, que se baseia em fatos verídicos e que foi levado a cena pela primeira vez.
A recriação envolveu a participação de 90 pessoas.
Seguir-se-á a freguesia da Roliça no dia 26 de maio.
0 Comentários