Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 23° C
20° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C

Teresa Teodoro é a nova presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apostar na realização de mais mercados de artesanato locais e realizar oficinas criativas são algumas das principais propostas da nova direção da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, presidida por Teresa Teodoro.

Apostar na realização de mais mercados de artesanato locais e realizar oficinas criativas são algumas das principais propostas da nova direção da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, presidida por Teresa Teodoro.

Os novos órgãos sociais da associação, criada em 1982, foram apresentados numa cerimónia pública, a 17 de fevereiro, na sua sede, no edifício da Columbófila.

A nova direção é constituída por Teresa Teodoro, Joana Bravo, Ana Pereira, Carlos Barroso e Cristina Reboleira.

A nova presidente da direção apresentou aos sócios e convidados as propostas para o seu mandato e o calendário de atividades deste ano.

Uma das novidades será a realização de dois mercados de artesanato no tabuleiro da Praça da Fruta, com a participação de associações e juntas de freguesia. No local, para além da venda de produtos, irão estar artesãos a trabalhar ao vivo. Para 20 de abril está prevista a realização do Mercado da Primavera e a 19 de outubro o Mercado das Vindimas.

De 11 a 26 de maio vai ser realizada uma exposição de peças de artesanato de sócios e antigos associados. Para dezembro está prevista outra mostra com peças que fazem parte de coleções privadas.

As oficinas criativas decorrem já a partir do próximo mês e a sua calendarização pode ser conhecida através das redes sociais, nomeadamente na página www.facebook.com/AssociacaoArtesaosCaldasRainha.

A associação tem vindo a participar em diversas feiras de artesanato, o que tem permitido aos associados venderem mais e estabelecerem contatos noutros locais do país.

“É um trabalho fundamental para dar a conhecer os artesãos caldenses e as Caldas da Rainha”, salientou a dirigente.

Teresa Teodósio pertence à associação há três anos e dedica-se à cerâmica desde que saiu da Função Pública. “Estava a trabalhar na Segurança Social e na altura da Troika aceitei a proposta para sair voluntariamente”, contou. Uma decisão da qual nunca se arrependeu, não só pelo sucesso que as suas peças têm tido, mas também pela qualidade de vida que passou a ter. “Não há hipótese de termos depressões, descarregamos tudo no barro”, comentou.

Depois de ficar desempregada, tirou um curso de Cerâmica Criativa no Cencal e passou a criar as suas próprias peças. Atualmente tem um atelier na incubadora Caldas Empreende.

“A associação ajuda os artesãos a voarem sozinhos”, concluiu Teresa Teodoro, que sublinhou a importância do apoio da Câmara das Caldas e das juntas de freguesia para os eventos que promovem. “Sem esse apoio não conseguiríamos fazer quase nada”, disse.

Com 21 sócios ativos, continuam com as inscrições abertas para os artesãos que se queiram juntar. Querem ainda criar a figura do “amigo da associação”, para os que se pretendam juntar sem que sejam artesãos.

Na cerimónia, o vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato, lembrou a sua experiência profissional na área da cerâmica industrial, como proprietário da fábrica Molde, e referiu que o artesanato tem a faceta de “criar algo de novo e único”.

O autarca aproveitou para fazer um balanço do que tem vindo a fazer enquanto vereador, salientando a necessidade do planeamento para poder ser feita obra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jovens caldenses em torneio Sub14 em rugby

Em mais uma organização do Rugby Clube de Elvas, teve lugar no último sábado mais uma jornada do Torneio Regional de Desenvolvimento no escalão Sub14, na modalidade de Rugby X, estando presentes as equipas do clube anfitrião, de Loulé e das Caldas da Rainha em conjunto com o Ericeira Rugby, para além do Sport Lisboa e Benfica Rugby.

ericeira

Ginastas do Acrotramp Clube de Caldas medalhados no campeonato distrital

Decorreu no passado sábado o Campeonato Territorial de Trampolim Individual e Sincronizado, no Pavilhão Gimnodesportivo dos Pousos, em Leiria, onde o Acrotramp Clube de Caldas (ACC) esteve presente com 14 ginastas, distribuídos pelas categorias de iniciados (6), juvenis (7) e sénior (1).

trampolim

Caldas Rugby Clube vence Loulé

Na 8ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão – Grupo Permanência, o Caldas Rugby Clube recebeu o Rugby Clube de Loulé, numa partida em que o favoritismo caldense se comprovou, com a vitória por 41-5.

loule