Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C

Reunião de emergência sobre a Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As câmaras municipais das Caldas da Rainha e de Óbidos querem criar um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade de regularização definitiva da ligação da “aberta”.

As câmaras municipais das Caldas da Rainha e de Óbidos querem criar um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade de regularização definitiva da ligação da “aberta”.

Os dois presidentes destas autarquias, Filipe Daniel e Vítor Marques, promoveram uma reunião com várias entidades, a 15 de fevereiro, em Óbidos, com o objetivo de equacionar soluções que resolvam “de forma definitiva e tão célere quanto possível, os principais problemas da Lagoa de Óbidos”.

Nomeadamente, a forma como a ligação entre este ecossistema e o mar se deve manter sempre aberta, o assoreamento e as condicionantes da atividade económica da apanha de bivalves.

Segundo Filipe Daniel, desta reunião saiu a viabilização de uma “verba para a eventual abertura mecânica da ‘aberta’, a criação de um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade da sua regularização definitiva e ainda o estudo e monitorização de espécies de interesse piscícola, espécies em risco e avaliação da flora e pradarias marinhas existentes na Lagoa”.

O autarca referiu que “foi uma reunião bastante participada, com pontos de vista particulares, mas, acima de tudo, com um objetivo claro de preservação de um bem maior, a Lagoa de Óbidos e daqueles que dela dependem para viver e fruir”.

Neste encontro estiveram também dirigentes e técnicos da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em representação da Secretaria de Estado das Pescas, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para além das Juntas de Freguesia do Vau e Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, da Foz do Arelho e do Nadadouro e a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados