Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
16° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C

Lago do Parque D. Carlos I deverá voltar a encher para a próxima semana

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começam na próxima semana os trabalhos de recolha das lamas do lago do Parque D. Carlos I, após os quais será feita a lavagem do recinto e terá início o processo de enchimento com água da nascente da Mata Rainha D. Leonor.

Começam na próxima semana os trabalhos de recolha das lamas do lago do Parque D. Carlos I, após os quais será feita a lavagem do recinto e terá início o processo de enchimento com água da nascente da Mata Rainha D. Leonor.

Este ano a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório decidiu mandar analisar as lamas que são retidas no lago. Habitualmente é necessário pagar a uma empresa especializada para a sua retirada, o que implica um custo de cerca de 20 mil euros.

“Quisemos ver se era possível poupar esse dinheiro ao erário público e se as lamas poderiam ser retiradas por nós”, explicou Pedro Brás.

As análises acabaram por comprovar que os detritos “são dejetos animais e que não são contaminantes”, mas mesmo assim este ano ainda tiveram de contratar uma empresa para a sua retirada.

O processo de análise fez com que todo o processo fosse mais demorado, o que motivou alguns protestos.

“Como esvaziámos mais cedo e houve este atraso, é normal que as pessoas tivessem notado uma diferença”, comentou Pedro Brás.

Em relação às espécies que normalmente estão no lago, o presidente da união de freguesias garantiu que estão devidamente protegidas.

Após uma queixa, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR esteve no local, tendo apurado que os animais não estavam em stress e que na ilha do lago tinham acesso a água. Os peixes estão em reservatórios, com oxigenação da água, na zona das estufas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Filmes premiados nas Caldas em exibição nos aviões da TAP

A partir de junho, os passageiros que viajem de e para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) terão à sua disposição filmes nacionais selecionados entre os premiados da edição de 2023 do Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, realizado em outubro nas Caldas da Rainha.

filmes

Tenistas caldenses arrecadam títulos regionais

Decorreram entre os dias 5 e 8 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub14 e Sub18. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

titulos1