Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
17° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 31° C

Praça da Criatividade em Óbidos recebeu “game jam”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante quatro dias, de 6 a 9 de fevereiro, o Armazém das Ideias da Praça da Criatividade, em Óbidos, recebeu um encontro de 25 alunos da licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona, que estiveram a desenvolver ideias de jogos baseados no tema “Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO”.

Durante quatro dias, de 6 a 9 de fevereiro, o Armazém das Ideias da Praça da Criatividade, em Óbidos, recebeu um encontro de 25 alunos da licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona, que estiveram a desenvolver ideias de jogos baseados no tema “Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO”.

A “game jam” é uma reunião de programadores de jogos que tem como objetivo criar um jogo num curto intervalo de tempo e decorreu no âmbito do projeto europeu pioneiro denominado EPIC-WE.

Os objetivos de investigação do EPIC-WE centram-se em torno de três elementos gerais: jogos através da cultura, jogos para a cultura e jogos como cultura.

Desta forma, demonstra-se que através do “gaming”, e da experiência de criação por jovens estudantes universitários e do secundário, conseguem-se apreender os valores europeus.

A integração neste projeto foi feita através do Óbidos Hub, numa colaboração entre a Universidade Lusófona, a empresa de jogos Battlesheep e município de Óbidos.

A “game jam” de Óbidos foi a primeira deste projeto a ter lugar em Portugal.

Segundo Bruno Silva, um dos responsáveis do projeto na Câmara de Óbidos, os participantes, divididos em seis grupos, criaram protótipos de jogos de computador com ideias como uma biblioteca virtual com o acervo do que está disponível em Óbidos ou da exploração de lendas locais.

Outra das propostas é um jogo criado a partir dos livros que foram censurados durante a ditadura e que servirão para reconstruir uma muralha, tal como a foi reconstruída a de Óbidos.

“Numa ‘game jam’ nunca sai um jogo finalizado”, sublinhou Bruno Silva. É a partir desta fase que se envolve a Battlesheep. que faz uma seleção dos protótipos e poderá vir a lançar algum jogo a partir das ideias desenvolvidas.

O presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, manifestou que a autarquia tem vindo a apostar no setor dos videojogos, “que tem tido um grande crescimento a nível internacional”.

De acordo com o autarca, esta é também uma forma de fixar os jovens no concelho e atrair outros profissionais do setor para o território. “A partir de Óbidos podem trabalhar para qualquer local do mundo”, referiu.

Por outro lado, nestas iniciativas os participantes estão a desenvolver jogos que podem potenciar o conhecimento de Óbidos e das suas caraterísticas.

A segunda “game jam”, inserida no evento Óbidos Vila Gaming, irá decorrer de 4 a 12 de maio e terá como tema a Lagoa de Óbidos. No próximo evento pretende-se também o envolvimento de alunos da Escola Secundária de Óbidos, os quais fizeram visitas ao espaço durante esta primeira iniciativa.

Para 2025 estão previstas mais duas edições, em local e temática a definir.

De 20 a 22 de fevereiro, Óbidos vai receber a primeira reunião internacional presencial do EPIC-WE.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Brani lançou single e promove festival para novos artistas

O Prohibition Bar, em Óbidos, vai receber, a 6 de outubro, o festival “Let Love Grow”, promovido pelo cantor croata Brani, que no passado domingo lançou, no mesmo local, o seu novo single, “Road Love”.

brani1