Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 9° C

Oeste mede emissões de gases com efeito de estufa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito do projeto Smart Region, concebido pelo NOVA Cidade - Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (IMS) e materializado na Comunidade Intermunicipal do Oeste, esta região é a primeira a nível nacional a contar com um gémeo digital de inteligência territorial que permite medir a emissão de gases com efeito de estufa em todo o território.

No âmbito do projeto Smart Region, concebido pelo NOVA Cidade – Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (IMS) e materializado na Comunidade Intermunicipal do Oeste, esta região é a primeira a nível nacional a contar com um gémeo digital de inteligência territorial que permite medir a emissão de gases com efeito de estufa em todo o território.

É uma tecnologia que marca um novo paradigma de planeamento e gestão territorial com base em dados e que representa uma primeira solução à escala regional para dar resposta à Lei de Bases do Clima.

O Oeste Smart Region oferece capacidades de recolha, armazenamento, processamento e análise de dados, disponibilizando capacidades analíticas nas vertentes descritiva, preditiva e prescritiva. Entre as múltiplas valências que disponibiliza foi agora adicionada a medição de gases com efeito de estufa.

O projeto “é uma preciosa ferramenta de auxílio para a Comunidade Intermunicipal do Oeste e para cada um dos seus 12 municípios poderem, com base em dados, monitorizarem o seu desempenho e desenharem as melhores estratégias para agirem de uma forma eficaz a todos os níveis”, assinala Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS.

Para Pedro Folgado, presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, “sendo para o Oeste a sustentabilidade um dos seus eixos estratégicos, onde se inclui a ambição de alcançarmos a neutralidade carbónica o mais rapidamente possível, esta nova valência do gémeo digital Oeste Smart Region é instrumental para nos apoiar nos diferentes estágios do ciclo da politica pública, nomeadamente no desenho de programas e intervenções públicas necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos com base em dados objetivos”, de forma a mitigar as alterações climáticas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Voleibol feminino de Óbidos em jogo treino

As equipas femininas de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levaram a cabo um jogo treino, na passada quarta-feira, em Óbidos, no Pavilhão Municipal, contra o Sport Operário Marinhense, da Marinha Grande.

voleibol

Simulacro de fuga de gás

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Proteção Civil, foi realizado a 1 de março um simulacro no Centro Escolar do Bombarral, que tinha como cenário uma fuga de gás, da qual resultaram duas vítimas.

bombeiros