A Câmara espera que os três equipamentos novos estejam a funcionar no início da época balnear.
Um dos comerciantes deixou a concessão do quiosque que vendia gelados e artigos para a praia. A autarquia vai realizar uma nova hasta pública para atribuir o direito de ocupação e exploração de um dos equipamentos.
O evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara das Caldas, Joaquim Beato, do presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Sousa, e do empreiteiro da Datiben Construções, com sede na Benedita.
O vice-presidente do município das Caldas destacou o investimento na Foz do Arelho, que é uma das bandeiras do executivo.
O projeto visa “embelezar a marginal da praia, uma vez que os quiosques existentes estão muito degradados”, disse Joaquim Beato, recordando o novo Cais Palafítico e Observatório de Aves da Barosa, no Nadadouro.
Foi feito um concurso público para a empreitada, uma vez que é necessário “remover os existentes, instalar os quiosques novos, que contempla vários trabalhos, como por exemplo, a instalação da rede elétrica”, adiantou o autarca.
“É um ato correto da gestão dos dinheiros públicos, porque sendo uma empreitada, corresponde a 6% do imposto sobre valor acrescentado (IVA) e ao contrário seria 23% de IVA”, explicou.
Segundo o vice-presidente, a Datiben Construções foi a que apresentou o “melhor preço e temos também a felicidade de já conhecer a empresa pelo trabalho que nos está a fazer no Atendimento ao Munícipe no edifício dos Paços do Concelho, que está quase concluído”.
A obra tem 150 dias para ser feita, atendendo a que uma parte “não depende do empreiteiro, está sujeita à empresa que está a fazer os quiosques e já nos foi prometido que iriam fazer uma colaboração muito atenta com a Datiben Construções”, referiu Joaquim Beato.
O vice-presidente da autarquia revelou ainda que há um pensamento “urbanístico bastante interessante para melhorar a Foz do Arelho em termos de acessibilidades e reorganização do território, concretamente o arranjo marítimo do cais para o lado da Lagoa e do Nadadouro”.
O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho referiu que era “altura dos quiosques existentes serem removidos e substituídos, mantendo aquela figura caraterística da Foz do Arelho”.
Fernando Sousa revelou que vai ser recuperado o quiosque amarelo, que “é o que está menos degradado, para ser utilizado em eventos ou colocado noutro local”.
“A Foz do Arelho é uma das melhores praias do mundo e está na altura da Câmara Municipal dar mais vida à localidade”, manifestou.
O autarca espera que o construtor “cumpra os prazos e que os novos quiosques estejam montados antes de iniciar a nova época balnear”.
0 Comentários