Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 32° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 26° C
16° C
  • Monday 34° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
18° C
  • Monday 38° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 30° C

Quiosques da marginal da Foz do Arelho vão ser substituídos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município das Caldas vai substituir os três quiosques existentes na marginal da praia da Foz do Arelho, num investimento de 147 mil euros. No passado dia 1 realizou-se a cerimónia de assinatura do contrato da empreitada para a colocação dos novos quiosques. Um dos quiosques será vermelho, outro amarelo e um terá a cor verde e são fabricados em fibra de vidro, aço e alumínio.
Cerimónia de assinatura do contrato da empreitada para a colocação dos novos quiosques (foto Nicole Canoa)

A Câmara espera que os três equipamentos novos estejam a funcionar no início da época balnear.

Um dos comerciantes deixou a concessão do quiosque que vendia gelados e artigos para a praia. A autarquia vai realizar uma nova hasta pública para atribuir o direito de ocupação e exploração de um dos equipamentos.

O evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara das Caldas, Joaquim Beato, do presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Sousa, e do empreiteiro da Datiben Construções, com sede na Benedita.

O vice-presidente do município das Caldas destacou o investimento na Foz do Arelho, que é uma das bandeiras do executivo.

O projeto visa embelezar a marginal da praia, uma vez que os quiosques existentes estão muito degradados, disse Joaquim Beato, recordando o novo Cais Palafítico e Observatório de Aves da Barosa, no Nadadouro.

Foi feito um concurso público para a empreitada, uma vez que é necessário “remover os existentes, instalar os quiosques novos, que contempla vários trabalhos, como por exemplo, a instalação da rede elétrica”, adiantou o autarca.

“É um ato correto da gestão dos dinheiros públicos, porque sendo uma empreitada, corresponde a 6% do imposto sobre valor acrescentado (IVA) e ao contrário seria 23% de IVA”, explicou.

Segundo o vice-presidente, a Datiben Construções foi a que apresentou o “melhor preço e temos também a felicidade de já conhecer a empresa pelo trabalho que nos está a fazer no Atendimento ao Munícipe no edifício dos Paços do Concelho, que está quase concluído”.  

A obra tem 150 dias para ser feita, atendendo a que uma parte “não depende do empreiteiro, está sujeita à empresa que está a fazer os quiosques e já nos foi prometido que iriam fazer uma colaboração muito atenta com a Datiben Construções”, referiu Joaquim Beato. 

O vice-presidente da autarquia revelou ainda que há um pensamento “urbanístico bastante interessante para melhorar a Foz do Arelho em termos de acessibilidades e reorganização do território, concretamente o arranjo marítimo do cais para o lado da Lagoa e do Nadadouro”.

O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho referiu que era “altura dos quiosques existentes serem removidos e substituídos, mantendo aquela figura caraterística da Foz do Arelho”.

Fernando Sousa revelou que vai ser recuperado o quiosque amarelo, que “é o que está menos degradado, para ser utilizado em eventos ou colocado noutro local”. 

“A Foz do Arelho é uma das melhores praias do mundo e está na altura da Câmara Municipal dar mais vida à localidade”, manifestou.

O autarca espera que o construtor “cumpra os prazos e que os novos quiosques estejam montados antes de iniciar a nova época balnear”.

quiosque 2
Os novos quiosques (foto Nicole Canoa)
quiosque 3
A autarquia vai realizar uma nova hasta pública para atribuir o direito de ocupação a um dos quiosques
 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Duas ações de limpeza do areal da Foz do Arelho

No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a 21 de setembro, entre as 09h30 e as 13h00, vai realizar-se a 4ª edição da iniciativa Inatel Praia Limpa para recolha de lixo na praia da Lagoa, na Foz do Arelho.